Partilhar

Que tipos de créditos bancários existem

Por Sara Viega. Atualizado: 13 julho 2017
Que tipos de créditos bancários existem

A economia, seja na escala doméstica ou com grandes transações de dinheiro, funciona à base de empréstimos e créditos, já que nem sempre se dispõe da quantidade líquida suficiente para enfrentar uma operação. Seja para comprar um frigorífico ou para vender um estoque de produtos entre uma empresa e outra, os créditos acabam sendo necessários em nossas vidas. Por isso nunca é de mais saber que tipos de créditos bancários existem, e em umComo.com.br te explicamos neste artigo.

Também lhe pode interessar: Como pedir financiamento na Losango Crednet
Passos a seguir:
1

Créditos para o consumo. Servem para financiar compras às quais não podemos fazer frente e por isso, mais do que créditos, poderiam ser considerados empréstimos. Oferecem-nos tanto as entidades bancárias como as financeiras de empresas comerciais ou os próprios estabelecimentos, como ocorre com as lojas de departamentos que financiam as compras em vários meses, muitas vezes sem cobrar juros.

2

Linha de crédito. A entidade bancária põe à nossa disposição uma quantidade máxima de dinheiro, da qual podemos fazer uso ou não. Os juros a favor do banco começam a ser cobrados a partir do momento em que temos disponível essa quantidade, e costumam ser um pouco mais altos do que em um empréstimo comum.

Dica: Acesse esse artigo para saber como fazer microcredito da caixa.

3

Cartão de crédito. Sua taxa de juros é muito alta comparada com outros créditos, mas em troca oferece muita flexibilidade, além da comodidade de poder fazer os pagamentos automaticamente com o cartão, sem ter que solicitar um crédito na agência bancária cada vez. O limite de crédito, entre 3.000 e 6.000 euros mensais aproximadamente, costuma ser mais do que suficiente para cobrir as necessidades pontuais que podem surgir em um dado momento. Além disso, na hora de pagar a dívida oferecem muitas possibilidades: amortização total, em vezes iguais, em função da porcentagem de dívida restante, entre outras.

4

Créditos comerciais. São os adiamentos no pagamento que as empresas concedem aos clientes no âmbito de uma transação comercial de compra ou venda de bens ou serviços. Neste grupo estão incluídos nota promissória, letras, pagamentos ou cobranças a prazo, etc.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Que tipos de créditos bancários existem, recomendamos que entre na nossa categoria de Economia e Negócios.

Conselhos
  • Convém não confundir os termos crédito e empréstimo, que frequentemente são utilizados indistintamente.
  • Em um crédito coloca-se uma quantidade à disposição do cliente, com um máximo estabelecido de antemão.
  • Em um empréstimo se paga a quantidade total de uma vez só, que posteriormente é devolvida, com juros.

Escrever comentário sobre Que tipos de créditos bancários existem

1 comentário
mara
gostaria de ter capital de giro para mha empresa

Que tipos de créditos bancários existem
Que tipos de créditos bancários existem

Voltar ao topo da página