Quantos dígitos tem o número do RG?

Quantos dígitos tem o número do RG?
Imagem: Reprodução/simoesfilhoonline.com.br

O RG (Registro Geral) é um documento que todos aqueles que vivem no Brasil deveriam ter. Basicamente, o RG serve para confirmar que você é você, seja pela assinatura, digital, foto... Por isso, é um documento muito solicitado. Apesar da emissão do documento ser gratuita em caso de primeira via, cerca de três milhões de brasileiros não possuíam nem esse nem qualquer outro documento, de acordo com um levantamento do IBGE feito em 2015 e divulgado pelo G1[1].

Sem esses documentos básicos é impossível usufruir de serviços como escolas públicas ou mesmo se cadastrar no SUS, por exemplo. Para além disso, cada estado tem autonomia para emitir RG, de forma que a numeração fica um pouco confusa e muitos se perguntam quantos dígitos tem o número do RG. É isso que responderemos a seguir no umCOMO! Confira.

Quantos dígitos tem o número do RG

Não existe um padrão para a quantidade de dígitos em um número de RG. Isso acontece por um motivo bem simples: como pela lei brasileira cada estado pode emitir RG e possuir diferentes órgãos expedidores do documento, não existe algo fixo.

O fato do Brasil ser um país de proporção continental e com 26 estados e um Distrito Federal causa ainda mais confusão nesse sentido, porque teoricamente você pode ter um número de RG de cada estado, ou seja, até 27 RGs diferentes! Por isso, o governo federal fica engessado em relação a essa situação, isto é, propor um projeto de lei para unificar a quantidade de dígitos de um número de RG poderia ser interpretado como um ataque a autonomia dos estados. Complicado, não?

No entanto, o mais comum é ter RGs compostos por 8 números e um dígito de confirmação. De acordo com o professor José Luiz Pastore Mello[2],

No caso do nosso RG, o cálculo do dígito de controle começa com a soma do produto do último algarismo por 9 com o produto do penúltimo por 8 e assim sucessivamente até o primeiro algarismo. Para descobrir o dígito de controle do seu RG, basta procurar um número entre 0 e 10 que, multiplicado por 100 e acrescido à soma feita inicialmente, dará resto 0 na divisão por 11. Por exemplo, um RG número 3.021.415 terá dígito de controle igual a 4 porque (5.9+1.8+4.7+1.6+2.5+0.4+3.3 +100.4) dividido por 11 resulta resto 0. Pode-se demonstrar matematicamente que qualquer número de RG que seja digitado incorretamente por um erro singular ou de transposição causará uma incompatibilidade com o dígito de controle não resultando resto zero na divisão por 11. [...] pegue o seu RG e confira se o dígito de controle foi calculado corretamente (se o RG indica dígito de controle X, interprete isso como 10).

Dica: dê uma olhada em nosso artigo sobre "Perdi meu RG, preciso fazer boletim de ocorrência?". Lá respondemos diversas dúvidas ligadas à perda desse documento.

Onde fica o RG na identidade

Na identidade antiga, o número de RG fica localizado no verso (atrás de onde está sua foto e sua digital) no campo chamado "Registro Geral". Nesse mesmo local também é possível encontrar outras informações pessoais como filiação, data de nascimento, local onde nasceu, entre outros.

No novo modelo de identidade, o RG também fica no verso e no campo de "Registro Geral". A diferença é que o documento agora fica muito mais completo! Veja o que você pode acrescentar a sua nova carteira de identidade, de acordo com a lei[3]:

Art. 8º Será incluído na Carteira de Identidade, mediante requerimento:

I - o número do DNI;

II - o Número de Identificação Social - NIS, o número no Programa de Integração Social - PIS ou o número no Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público - PASEP;

III - o número do Cartão Nacional de Saúde;

IV - o número do Título de Eleitor;

V - o número do documento de identidade profissional expedido por órgão ou entidade legalmente autorizado;

VI - o número da Carteira de Trabalho e Previdência Social;

VII - o número da Carteira Nacional de Habilitação;

VIII - o número do Certificado Militar;

IX - o tipo sanguíneo e o fator Rh;

X - as condições específicas de saúde cuja divulgação possa contribuir para preservar a saúde ou salvar a vida do titular; e

XI - o nome social.

Lembramos que a inclusão desses dados é opcional e, caso o requerente queira incluí-los, precisará confirmar a veracidade deles.

Imagem: Reprodução/opovo.com.br

Onde fica o órgão emissor do RG

Tanto na identidade antiga quanto no novo modelo de identidade, o órgão emissor fica situado na parte frontal (onde fica sua foto e digital), logo abaixo do nome do estado brasileiro onde você requisitou o documento. Confira na foto abaixo!

Para saber mais sobre esse assunto, confira nosso artigo sobre como saber o órgão expedidor do RG.

Imagem: Reprodução/viacarreira.com

RG tem validade?

Pela lei brasileira, os documentos de RG não possuem prazo de validade. Contudo, alguns estados requerem que o cidadão renove sua carteira de identidade após completar 18 anos de idade, por exemplo (como é o caso do Rio de Janeiro).

Outras hipóteses de ter seu RG negado mesmo não havendo legalmente um prazo para que ele seja considerado expirado são rasura (quando o documento já está muito gasto, não se pode ler as informações direito, alguém escreveu na sua carteira de identidade, etc) ou desatualização (quando não é possível identificar pela foto do RG que você é você - caso muito comum entre quem faz a carteira de identidade ainda criança e continua usando até a idade adulta).

Nesses casos, o melhor a se fazer é solicitar logo uma segunda via. Busque o órgão expedidor do seu estado e se poupe de dores de cabeça futuras!

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quantos dígitos tem o número do RG?, recomendamos que entre na nossa categoria de Leis.

Referências
  1. G1. Milhões de brasileiros não têm nenhum documento de identificação. Disponível em: <https://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2020/05/16/milhoes-de-brasileiros-nao-tem-nenhum-documento-de-identificacao.ghtml>. Publicado em 16 de maio de 2020. Acesso em 27 de julho de 2021.
  2. MELLO, José Luiz Pastore. Entenda o dígito na carteira de identidade. UOL Vestibular. Disponível em: <https://vestibular.uol.com.br/revisao-de-disciplinas/matematica/entenda-o-digito-na-carteira-de-identidade.jhtm>. Acesso em 27 de julho de 2021.
  3. BRASIL. Decreto nº 9.278 de 05 de fevereiro de 2018. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2018/decreto/D9278.htm>. Acesso em 27 de julho de 2021.