Partilhar

Qual é a porcentagem de imposto IVA nos países da União Européia

Por Sara Viega. Atualizado: 19 outubro 2018

Nos últimos tempos, alguns países da Europa, como por exemplo Portugal, tiveram um aumento em seus impostos, apesar de que alguns deles já tinham um imposto bastante mais alto que o de Portugal. Além disso, com a crise, muitos países europeus se sentiram obrigados a tomar medidas para reduzir o déficit, entre elas, subir as taxas e impostos. Se estiver interessado em ver qual é a diferença no IVA dos países da Europa, fique atento, porque em umComo.com.br explicamos qual é a porcentagem de IVA nos países da União Européia. Foto: attpublicpolicy.eu

Também lhe pode interessar: Como funciona o imposto de renda

Que países aumentaram o imposto?

Os principais países que aumentaram o IVA, além da Portugal, são: Finlândia no ano 2010, Irlanda juntamente com a Grécia e Espanha recentemente, e outros como Reino Unido, Romênia, República Checa e Itália.

Taxa geral

A média européia da taxa geral encontra-se perto de 20%, sendo Hungria (27%), Dinamarca (25%), Suécia (25%) e Romênia (24%) os países onde a taxa é mais alta. Nos países resgatados como Portugal, Irlanda e Grécia, este tipo de imposto se encontra em 23%, igual que na Finlândia e Polônia. Itália, junto com a Espanha, subiu até 21%, enquanto a Letônia já tinha esse índice anteriormente. As nações mais "fortes", como França ou Alemanha, têm seu IVA em 19% e 20% respectivamente. Os países da União Européia com a taxa geral mais baixa são Luxemburgo e Chipre, com 15%.

Taxa reduzida

A taxa reduzida na Europa está na média de 10%, com Hungria (18%), República Checa (14%), Finlândia (13%) e os países resgatados, Grécia (13%), Portugal (13%) e Irlanda (13,5%) na frente. Existem muitos outros países, como Bélgica, Letônia, Romênia, Suécia e Luxemburgo, que possuem um IVA reduzido de 12%, enquanto Itália e Espanha subiram o seu até os 10%, igualando a Áustria, Eslováquia e Eslovênia. Na Alemanha e França mantêm-se a taxa reduzida de 7%, igual que em Malta. Reino Unido (5%), Chipre (5%) e Países Baixos (6%) são os países com um índice mais baixo, enquanto Dinamarca não possui taxa reduzida em nenhum produto.

Taxa super-reduzida

Neste caso a média encontra-se em 6%, mas deve-se considerar que alguns países, como Dinamarca, Áustria, Bulgária, Estônia, Reino Unido, Alemanha, Eslováquia, Holanda e Letônia, não possuem taxa super-reduzida de IVA. Finlândia (9%) junto com a resgatada Irlanda (9%) são os países europeus com um índice mais elevado. Os outros países resgatados, como Portugal e Grécia, apresentam taxas de 6%, enquanto a Espanha e a Itália se encontram em 4%. França (2,1%), Luxemburgo (3%) e Polônia (3%) são os membros da UE com o IVA super-reduzido mais baixo de todos.

Leitura complementar: Qual é o país mais povoado do mundo

Se pretende ler mais artigos parecidos a Qual é a porcentagem de imposto IVA nos países da União Européia, recomendamos que entre na nossa categoria de Finanças Pessoais.

Escrever comentário sobre Qual é a porcentagem de imposto IVA nos países da União Européia

Voltar ao topo da página