Qual é a idade minima para aposentadoria

Qual é a idade minima para aposentadoria
Imagem: wzseguros.com

Depois de uma vida inteira de trabalho, chega a hora de se aposentar. Esse momento pode gerar muitas dúvidas sobre como são feitos os cálculos, quanto se vai receber e, acima de tudo, qual a idade mínima para o fazer. Chegar aos valores exatos não é fácil, mas com a ajuda de algumas fórmulas usadas pelo INSS, é possível. Existem dois tipos de aposentadoria: a aposentadoria por idade e aposentadoria por contribuição. Gostaria de saber qual a diferença entre elas e qual é certa para você? Continue lendo esse artigo do umComo e esclareça a sua dúvida sobre qual é a idade mínima para aposentadoria.

Passos a seguir:
1

Para saber qual é a idade mínima para aposentadoria, é importante conhecer os dois tipos existentes: aposentadoria por contribuição - depende do número de anos que a pessoa em questão contribuiu - ou aposentadoria por idade - depende da idade do indivíduo que pretende se aposentar. Continue lendo para conhecer as diferenças entre os dois tipos e esclarecer a sua dúvida.

2

Como funciona aposentadoria por contribuição?

A aposentadoria por contribuição é o benefício que o cidadão recebe se tiver completado um total de 35 anos de contribuição, se for um homem ou 30 anos de contribuição, se for mulher.

Dessa forma, não existe idade mínima para se aposentar por contribuição.

Os requisitos para poder se aposentar por contribuição dependem das seguintes regras:

Regra 85/95 progressiva

  • Não tem idade mínima;
  • Soma da idade com o tempo contribuição deve ser igual ou superior 85 anos para a mulher e 95 anos para o homem;
  • 180 meses efetivamente trabalhados para efeito de carência.

Regra com 30/35 anos de contribuição

  • Não tem idade mínima;
  • Tempo total de contribuição deve ser igual ou superior a 35 anos de contribuição para o homem e 30 anos para a mulher;
  • 180 meses efetivamente trabalhados para efeito de carência.

Dica: Acesse também esse artigo e descubra - Aposentadoria de falecido, quem tem direito?

3

Como funciona aposentadoria por idade?

A aposentadoria por idade é um benefício que o cidadão recebe se tiver uma idade superior aos 65 anos, se for homem, e 60 anos, se for mulher e tiver 180 meses de trabalho comprovados (no mínimo). A idade mínima é reduzida em 5 anos para o segurado especial (agricultor familiar, indígena, pescador artesanal, etc.)

Os requisitos para se aposentar por idade incluem:

  • 180 meses de contribuição;
  • Idade mínima para o trabalhador urbano de 65 (homem) e 60 (mulher). O segurado especial tem uma idade mínima de 55 anos (mulher) e 60 (homem).

Nota: O trabalhador segurado especial deve estar exercendo atividade quando solicitar a aposentadoria. Caso não possa comprovar o tempo mínimo de trabalho necessário, poderá pedir o benefício com a mesma idade do trabalhador urbano através da soma do tempo de trabalho como segurado especial ao período de trabalho urbano.

4

Agora que já sabe qual é a idade mínima para aposentadoria, dê uma olhada nesses artigos que podem ser do seu interesse:

  • Como consultar o extrato de pagamentos do INSS
  • Como organizar uma festa de aposentadoria
Imagem: zonalocale.it

Se pretende ler mais artigos parecidos a Qual é a idade minima para aposentadoria, recomendamos que entre na nossa categoria de Leis.