Partilhar

Qual é a diferença entre publicidade e propaganda

Por Sara Viega. Atualizado: 14 novembro 2017

Publicidade e propaganda são duas palavras que comumente se utilizam de forma indistinta e como sinônimas, mas a verdade é que se tratam de duas atividades diferentes. Os objetivos publicitários e os propagandísticos são diferentes, por isso não deve ser confundida uma ação com a outra. É importante conhecer a que se refere cada termo para poder usá-los com propriedade, e é por isso que em umComo queremos explicar, qual é a diferença entre publicidade e propaganda.

Também lhe pode interessar: Qual a diferença entre importar e exportar?

Publicidade

Entende-se por publicidade todas aquelas ações destinadas a fazer difusão de um produto ou um serviço com o objetivo de atrair compradores ou usuários. A publicidade inclui-se dentro dos 4 Ps do marketing e o marketing mix, e sua finalidade é principalmente comercial.

Deste modo, inclui-se dentro de publicidade um grande número de atividades ou técnicas que têm por objetivo dar a conhecer o produto ou serviço e promover seu consumo ou venda:

  • Spots ou anúncios televisivos.
  • Publicidade radiofônica (inserções, publi-reportagens, etc.)
  • Anúncios impressos em imprensa.
  • Publicidade on-line.
  • Publicidade exterior (outdoors, marquises, transporte público...)
  • Product placement ou localização de produto.
  • Publicidade no ponto de venda.
  • Branding.
  • Sampling ou amostras de produto.
  • Ações de marketing de guerrilha.
  • ...
Qual é a diferença entre publicidade e propaganda - Publicidade

Propaganda

Por outro lado, a propaganda engloba as ações que têm como objetivo captar adeptos ou influir na atitude das pessoas, isto é, espera-se convencer o público para que adote uma determinada atitude ou se adira a um determinado grupo ou crença.

A propaganda não está unida ao âmbito comercial, mas majoritariamente a questões:

  • Políticas: campanha eleitoral, captação de afiliados e simpatizantes, etc.
  • Ideológicas: ONGs, associações, forças armadas...
  • Religiosas: captação de fiéis a religiões e seitas.

Não deve se confundir a publicidade institucional com a propaganda, já que se tratam daquelas mensagens que o Governo de um país dirige a seus cidadãos com o objetivo de promover condutas ou valores, informar a respeito dos direitos e obrigações da sociedade, etc. Este tipo de publicidade não tem por objetivo uma venda ou contratação, mas também não se espera nenhum tipo de adesão, mas se usa para estabelecer comunicação entre o poder público e a cidadania.

Dica: Acesse também esse artigo para conhecer a diferença entre língua e linguagem.

Qual é a diferença entre publicidade e propaganda - Propaganda

Diferenças entre publicidade e propaganda

Ainda que em alguns países se usem os termos publicidade e propaganda indistintamente e como sinônimos, a verdade é que não é correto. É que existem claras diferenças entre ambos:

  • As ações publicitárias ou de publicidade esperam o consumo ou contratação de um bem ou serviço, as propagandísticas ou de propaganda têm por objetivo a adesão a uma ideologia ou uma mudança de atitude.
  • A publicidade está relacionada com o âmbito comercial, a propaganda basicamente com o político, ideológico e religioso.
  • Enquanto o objetivo da publicidade sempre costuma ser conseguir uma venda ou contratação, a finalidade da propaganda não está obrigatoriamente unida a um intercâmbio monetário direto.

Dica: Confira também esse artigo para saber como o CONAR atua - o guia completo.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Qual é a diferença entre publicidade e propaganda, recomendamos que entre na nossa categoria de Economia e Negócios.

Escrever comentário sobre Qual é a diferença entre publicidade e propaganda

1 de 3

Voltar ao topo da página