Leis sobre os salários

Qual a vantagem de ser um trabalhador registrado

Nicolas Santos
Por Nicolas Santos. Atualizado: 6 março 2020
Qual a vantagem de ser um trabalhador registrado
Imagem: guararema.sp.gov.br

Em janeiro de 2014, o número de trabalhadores com carteira assinada ultrapassou os 50% da maioria dos funcionários em setores privados nas maiores capitais do país. Com esse dado podemos imaginar que pelo fato de muitas pessoas começarem a utilizar a carteira de trabalho muitas dúvidas sobre ela podem surgir, talvez a mais comum delas seja: quais as vantagens da carteira assinada?

Por conta disso, neste artigo umComo resolveu apresentar alguns tópicos sobre o assunto, para esclarecer a dúvida sobre qual a vantagem de ser um trabalhador registrado.

Também lhe pode interessar: FGTS retroativo - Quem tem direito ao lucro?

Passos a seguir:

1

Vantagens de ser um trabalhador registrado

  • Benefícios estabelecidos pela lei (férias remuneradas, licença médica remunerada, FGTS)
  • Garantia de remuneração, caso o empregador não pague ele estará sujeito à lei
  • Direitos conseguidos pelos sindicatos e categoria profissional
  • Entre esses benefícios, em caso de demissão por parte da empresa (não justificada) o empregador estará sujeito ao FGTS, multa por rescisão e o beneficiário receberá salário desemprego.
  • Contratos por tempo, determinado pelo empregador com o consentimento do empregado.
  • A empresa ainda pode oferecer outros benefícios como escolas e cursos pagos, vale-refeição, transporte, bônus de horas-extras, etc.
2

Desvantagens de ser um trabalhador registrado.

  • Os aumentos de remuneração depender-se-ão da disponibilidade da empresa (ou junção de fatores) de acordo com sindicatos e o governo.
  • Folha de pagamento pode sofrer descontos de até 20%.
  • Em alguns casos específicos os descontos não são utilizados indireta ou diretamente pelo funcionário, estes casos incluem IRRF e INSS.
  • No pedido de demissão que significa quebra do contrato caso o seu prazo não tenha expirado, o funcionário ficará com o valor do FGTS retido além de não poder receber o valor de multa (que pode chegar a 40% do FGTS)
  • Alguns direitos tem valor desprezível (exemplo: salário família)
  • A remuneração pode se acomodar, ou estagnar.
  • Total dependência profissional da empresa (métodos trabalhista, ambiente, chefia)
  • Nem sempre o funcionário terá uma forma de contestar as horas trabalhadas a não ser por um processo penal judicial.
3

Como somente apresentar talvez não seja suficiente para sanar todas as dúvidas vamos fazer algumas considerações sobre a carteira de trabalho e como ela influencia a vida do proletário.

Com a carteira de trabalho, temos mais certeza do que está certo e do que está errado em nossa carreira, temos dados, direitos e deveres que nos estabelecem uma clara noção das horas trabalhadas e o seu lucro, os descontos e os acréscimos, das leis que favorecem o empregador e as que favorecem o empregado sendo que nenhuma delas apresenta potencial prejuízo à nenhuma das partes.

Pelo fato de ser um trabalhador registrado você terá mais possibilidade de programar a sua vida, sabendo quanto vai ganhar no mês e que isso é um fato e caso haja negligência da parte empregadora você pode recorrer a lei. A coisa que pode assustar o trabalhador registrado de primeira viagem são os impostos, que além de serem muitos, podem chegar até 20% de desconto (dado impreciso visto que alguns deles irão te proporcionar uma aposentadoria segura mais tarde).

Uma das principais vantagens de ser uma PJ (pessoa jurídica), no caso do empregador que tem seus funcionários registrados, é não ter que se preocupar tanto com as financias e como estabelecê-las, uma vez que elas já estão determinadas por lei, ele só terá que cumpri-las à risca. Desta forma, perdendo menos tempo com esse tipo de planejamento a PJ pode dedicar o seu tempo a tentar obter novos clientes, expandir o seu negócio, contratar mais funcionários, pensar em metas e planos, etc.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Qual a vantagem de ser um trabalhador registrado, recomendamos que entre na nossa categoria de Leis.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: guararema.sp.gov.br
Qual a vantagem de ser um trabalhador registrado