Qual a diferença entre recrutamento e seleção

Qual a diferença entre recrutamento e seleção
Imagem: eaesp.fgvsp.br

Recrutamento e seleção são duas palavras que fazem parte do dia-a-dia de um profissional da área dos recursos humanos, uma vez que é um processo indispensável à contratação de novos trabalhadores.

O Recrutamento e seleção pretende analisar candidatos, descortinando personalidades e perfis, tentando perceber de que forma os seus comportamentos, visões e objetivos poderão encaixar nos da empresa.

Mas estes dois conceitos, ainda que estejam fortemente associados, não representam o mesmo processo. Nesse artigo de umComo.com.br explicamos-lhe qual a diferença entre recrutamento e seleção.

Recrutamento

O Recrutamento é um processo que visa a atração de candidatos a uma determinada vaga de emprego disponível.

Passa pela publicitação da vaga de emprego e a descrição da mesma, assim como pela informação dos requisitos necessários e perfil pretendido para a função, de forma a aplicar uma pré-seleção das candidaturas a receber. Esta publicação poderá ser feita em quadros de aviso, em cadastros de curriculum vitae, anúncios de jornal, agências de emprego e recrutamento, cartazes, etc.

Depois de terminado o processo de recrutamento, incia-se o processo de seleção.

Seleção

O processo de seleção tem por objetivo a escolha do candidato que irá ocupar a vaga de emprego disponível.

Deste processo faz parte a recolha das informações dos candidatos, que será preponderante para a escolha de uma amostra que será posteriormente analisada e entrevistada.

Depois das entrevistas, que poderão ser individuais, coletivas (dinâmicas de grupo) ou mistas, faz-se uma nova avaliação dos candidatos, tendo por base a primeira recolha de informações e a recolha feita no decorrer das entrevistas. Estas serão analisadas e comparadas entre elas e com o perfil pretendido para a função em causa, culminando na escolha decisiva do candidato a contratar.

Este processo envolve procedimentos teóricos, métodos e técnicas que visam conhecer um pouco melhor os candidatos, os seus defeitos e qualidades, pontos fortes e fracos, o seu modo de trabalho e a sua capacidade de resolução de problemas, entre outros. A escolha destas estratégias deverá ser sempre coerente com o perfil pretendido para a vaga existente.

Recrutamento e Seleção

Ainda que sejam processos diferentes, o recrutamento e seleção são indissociáveis e deverão sempre estar minunciosamente ligados e coesos. Um jamais funcionará corretamente sem o outro, pelo que deverá haver uma forte comunicação entre ambos para evitar eventuais erros de contratação.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Qual a diferença entre recrutamento e seleção, recomendamos que entre na nossa categoria de Trabalho.