Partilhar

Qual a diferença entre guarda compartilhada e unilateral

Por Redação umCOMO. Atualizado: 3 julho 2019

A separação ou divórcio de casais com filhos implica um acréscimo aos possíveis conflitos que se encaram com o assunto da ruptura do casal, em especial com a forma em que se vai regular as relações paterno-filiais a partir desse momento. Exceto em casos muito pontuais, a custódia costuma ser compartilhada por ambos os progenitores. Não obstante, é o tema de custódia dos filhos o que pode suscitar mais problemas. Em umComo.com.br explicamos a você qual a diferença entre guarda compartilhada e unilateral.

Também lhe pode interessar: Como pedir guarda compartilhada

O poder paternal

Para entender o que é a guarda e custódia, temos de saber diferenciá-las do poder paternal. Este último é o compêndio de deveres e direitos que os pais têm de ter sobre os filhos menores e não emancipados. Em conclusão, trata-se de exercer a paternidade, com tudo o que isso implica, com o objetivo de que os filhos estejam bem guardados, protegidos e atendidos em todos os aspectos.

Como regra geral, o poder paternal concede-se a ambos pais e só se perde por:

  • Falecimento de um ou ambos progenitores.
  • Quando o filho adquire a maioridade ou quando, ainda sendo menor, é declarado como emancipado.
  • Por ser colocado em adoção a outras pessoas.
  • Por sentença judicial.

A guarda e custódia

A guarda e custódia, em seu sentido mais estrito, é na realidade o direito de conviver com o filho fisicamente. De modo tradicional, a guarda e custódia vinha sendo concedida majoritariamente à mãe. No entanto, nos últimos anos e alegando um maior benefício para os filhos, vai se impondo a ostentação da guarda e custódia compartilhada.

Basicamente, esses são os tipos de guarda e custódia que existem: unilateral, concedida a um só dos pais (tradicionalmente à mãe); compartilhada, na qual ambos pais possuem o direito de conviver com seus filhos; alternada, quando a custódia de uns filhos recai sobre um pai e a de outros filhos sobre o outro pai.

Custódia unilateral

Como já deixamos claro, a custodia unilateral é a que recai sobre um só dos progenitores, tendo o outro direito que se estipule um regime de visitas para que possa passar tempo com seus filhos. Da mesma forma, também lhe concederá, como regra geral, o direito de conviver com seus filhos durante fins de semanas alternados e também durante certa parte dos períodos de férias.

A pessoa que exerce a custódia unilateral será a responsável por assegurar e decidir sobre as questões cotidianas e diárias dos filhos.

Custódia compartilhada

Há alguns anos, ainda que lentamente, vai-se impondo a concessão da custódia compartilhada. Neste caso, ambos progenitores compartilham do direito de conviver com os seus filhos. O farão de modo alternado por períodos de tempo que estipulará o juiz e que pode ser por semanas, meses, inclusive anos.

Durante esse tempo, o progenitor que não estiver no momento de custódia, também terá direito ao seu regime de visitas. O pai que convive em cada momento será o responsável por decidir sobre as questões cotidianas das crianças, levar ao colégio, vestir, alimentar, oferecer assistência médica e refúgio.

Em qualquer caso, será também a autoridade judicial quem decidirá se os filhos vão trocar de casa ou se serão os pais quem se mudarão, alternativamente, ao que for declarado domicílio familiar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Qual a diferença entre guarda compartilhada e unilateral, recomendamos que entre na nossa categoria de Leis.

Escrever comentário sobre Qual a diferença entre guarda compartilhada e unilateral

Voltar ao topo da página