Partilhar

Qual a diferença entre DOC e TED?

Qual a diferença entre DOC e TED?
Imagem: desuperstudent.nl

Transações bancárias podem ser um pouco confusas. Quando precisamos transferir um valor para uma conta corrente de outro banco utilizando a internet, normalmente utilizamos um DOC ou uma TED. Muitas pessoas ficam indecisas sobre qual tipo escolher, qual é mais vantajoso e adequado. É por isso que o umComo vai esclarecer qual a diferença entre DOC e TED. Saiba mais no texto abaixo!

Também lhe pode interessar: Como abrir uma conta corrente na CAIXA
Passos a seguir:
1

O que são DOC e TED? Para transferir dinheiro da sua conta para uma outra conta corrente em outro banco, diferente do seu, existem duas formas: o DOC (Documento de Ordem de Crédito) e a TED (Transferência Eletrônica Disponível). Eles são utilizados inclusive se você quiser transferir dinheiro para uma conta em seu nome, porém em outro banco.

Para o DOC, há um limite de transferência diária de até R$ 4.999,99. Mas, isso pode variar de banco para banco. Algumas instituições disponibilizam menos valor como limite diário para transferência.

A TED deve ser utilizada justamente para valores maiores do que o limite de transferência por DOC. Porém, o limite mínimo para realizar transferência via TED é de R$ 750,00 e também é importante ressaltar que valores muito altos podem não ser liberados para transferência via TED. É necessário consultar o seu banco, pois as regras são diferentes em cada instituição.

2

As principais diferenças entre eles dizem respeito aos valores que podem ser transferidos e também ao tempo que leva para o valor estar disponível na conta de destino. No caso do DOC, há um horário limite para realizar a transação via internet (consulte seu banco) e o dinheiro entrará na conta do beneficiário no dia seguinte (se for um dia útil). Já a TED entra de imediato na conta do beneficiário desde que as transações sejam feitas dentro do horário que cada banco determina. Geralmente até 17h. É melhor escolher a TED se você tem urgência na transferência.

Em relação às tarifas cobradas sobre cada transação, elas costumam ser as mesmas, variando de banco para banco. Verifique o pacote de serviços da sua conta corrente, pois alguns oferecem um determinado número de transações grátis ao mês. É importante dizer que, normalmente, a tarifa sobre as transações é mais cara se realizada na agência bancária. Por isso, se você quer economizar, faça esse procedimento no internet banking do seu banco. Caso no seu banco as tarifas entre DOC e TED sejam diferentes, avalie qual é a mais vantajosa para o seu caso.

3

O que precisa para enviar um DOC ou uma TED?

  • CPF para pessoas físicas e CNPJ para pessoas jurídicas
  • Nome do beneficiário
  • Dados bancários do beneficiário (banco, agência, conta)
  • Saber se a conta do beneficiário é corrente ou poupança
4

A aceitação desses tipos de transferência é um ponto relevante, já que alguns bancos podem não aceitar DOC para contas poupança, por exemplo. Antes de realizar uma transação, informe-se sobre isso com o beneficiário ou com o banco de destino do valor. No caso das TEDs, todos os bancos aceitam, seja para contas correntes ou poupança.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Qual a diferença entre DOC e TED?, recomendamos que entre na nossa categoria de Finanças Pessoais.

Escrever comentário sobre Qual a diferença entre DOC e TED?

1 comentário
cristiano
Sou autônomo,pois qual documento devo apresentar?

Qual a diferença entre DOC e TED?
Imagem: desuperstudent.nl
Qual a diferença entre DOC e TED?

Voltar ao topo da página