Qual a diferença entre atacado e varejo

Qual a diferença entre atacado e varejo

Ir às compras faz parte da rotina de uma família ou indivíduo, é necessária para que possamos comprar comida, produtos de limpeza, utensílios pessoais, roupas, etc. E para satisfazer essa necessidade existem dois tipos de comércio, atacado e varejo. Para que não haja confusão na hora de fazer as suas compras, neste artigo umComo te explica qual a diferença entre atacado e varejo.

Mercado atacado

O atacado é o tipo de mercado que costuma vender as suas mercadorias para fábricas ou outros comerciantes, é chamado assim por que ele apresenta grandes ofertas para grandes compras, geralmente para fazer stock dos revendedores. O atacado é um mercado mais focado para as empresas e alguns deles solicitam até o CNPJ para que ele possa te vender seus produtos, isso por que se o atacado é constantemente utilizado para compra por pessoas físicas, por causa das suas ofertas ele pode acabar prejudicando as outras empresas que vendem esses produtos, que por acaso são os seus principais clientes.

Se comparado ao varejo o preço é bem melhor mas justamente para evitar que as pessoas só comprem no atacado ele costuma oferecer as melhores ofertas para as maiores quantidades de produto. Alguns precisam até que você tenha o cartão da loja para efetuar compras, como o San's club.

Exemplos de mercados atacado: Makro, San's club, Spani, Mart Minas.

Mercado varejo

Em comparação com o mercado atacado, o mercado varejo vende produtos em quantidades menores estes para o uso do indivíduo, os produtos são fracionados e direcionados ao consumidor final.

Muitos mercados varejos, os menores, comuns de cidades pequenas por exemplo, tem como a fonte do seus produtos um mercado atacado onde eles podem comprar os produtos em grandes quantidades por um menor preço e depois vendê-los fracionados para o consumidor final e assim obter o seu lucro.

Exemplo de como funciona o comércio entre atacado e varejo: O mercado varejo compra 300 esponjas no mercado atacado, para deixar em seu stock e quando a Maria quiser comprar esponjas ela vai até o mercado varejo para comprá-las pois este, vende esponjas em unidades.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Qual a diferença entre atacado e varejo, recomendamos que entre na nossa categoria de Finanças Pessoais.