Partilhar

Quais são os direitos trabalhistas

Por Douglas Felix França. Atualizado: 16 janeiro 2017
Quais são os direitos trabalhistas

Desde o fim do feudalismo, bem como do modo camponês de viver, e com a organização das cidades com base na atividade comercial organizada, houve a necessidade de se estabelecer leis que prescrevessem como deveriam ocorrer as relações trabalhistas entre os proprietários dos meios de produção e aqueles que lhe empregariam seus serviços para cumprir um empreendimento.

Com o passar dos anos, e devido ao aumento da complexidade das empresas e consequentemente das relações de trabalho, as leis trabalhistas tiveram que ser mais amplas, de maneira a abranger todos os trabalhadores, ou sua maior parte, de maneira uniforme, garantindo a estes direitos legais prescritos pelo Estado. No Brasil, essa lei é a CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas), criada pela lei 5.452/43, carta magna dos direitos trabalhistas que, mesmo após as alterações realizadas, norteia as relações de trabalho individual e coletivo, urbano e rural.

Com base na CLT e na CF88, e observada as alterações adicionadas ao longo dos anos, em umComo apresentamos-lhe os direitos trabalhistas mais fundamentais e relevantes.

Também lhe pode interessar: Como calcular acerto trabalhista

Salário Mínimo

Como o nome sugere, este direito estabelece o valor mínimo pelo qual uma pessoa deve oferecer seu trabalho, e também o mais baixo valor que um empregador deve assalariar um trabalhador contratado. Tal direito é, no Brasil, anterior a CLT, mas foi ratificada nesta lei, a qual estabeleceu que seu valor deve ser suficiente para suprir demandas básicas do trabalhador. Periodicamente seu valor passa por uma revisão e reajuste, levando em consideração diversos indicadores econômicos e sociais.

Jornada de Trabalho

Objeto de controvérsias e polêmicas, a jornada de trabalho tem sido discutida nos diversos segmentos trabalhistas, sindicatos, e até mesmo no Congresso Nacional. Este direito trata do tempo considerado como serviço efetivo do trabalhador ao empregador, observando os intervalos e horas suplementares e extras. A CF88 estabelece como jornada de trabalho legal o período de 8 horas diárias, não ultrapassado 44 horas por semana. Porém, algumas atividades e classes de trabalhadores estão sujeitas a cargas horárias diferentes, devido a singularidade da ocupação.

Férias

É concebido como período de descanso concedido ao trabalhador, sem prejuízo do salário, após um período mínimo de trabalho de 12 meses na empresa. Para além de um direito do trabalhador, é também uma obrigação, e deve ser usufruída pelo limite máximo de 30 dias, e mínimo de 20 dias anuais. Após o 12º mês de trabalho, o empregador está obrigado por lei a conceder férias ao empregado até o 23° mês de serviço, sob pena de pagamento dos vencimentos dobrados ao trabalhador.

Aposentadoria

Tamanha a complexidade que envolve esta matéria, há um ramo do direito dedicado a estudá-lo – o direito previdenciário. A aposentadoria é o afastamento do trabalhador de suas atividades laborais, após o cumprimentos de alguns requisitos, necessários para a obtenção do benefício pecuniário da aposentadoria pela previdência social ou privada.

São quatro os tipos de aposentadoria conhecidos:

  • Por tempo de contribuição;
  • Por Invalidez;
  • Compulsória;
  • Especial;

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são os direitos trabalhistas, recomendamos que entre na nossa categoria de Leis.

Escrever comentário sobre Quais são os direitos trabalhistas

Quais são os direitos trabalhistas
Quais são os direitos trabalhistas

Voltar ao topo da página