Poupar dinheiro todos os meses

Quais são os benefícios de poupar

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 8 agosto 2019
Quais são os benefícios de poupar

Desde que somos pequenos ouvimos com frequência a importância da caderneta de poupança e tanto nossos pais como familiares nos incentivam constantemente a guardar o dinheiro para investi-lo de forma inteligente. É claro que poupar é importante, mas você sabe por quê? Em umComo.com.br explicamos quais são os benefícios de poupar e como esta prática pode ajudar você a conseguir suas metas.

Também lhe pode interessar: Como ser mais organizado com dinheiro

Passos a seguir:

1

Um dos principais benefícios de poupar, e o motivo do incentivo desde pequenos, é porque a poupança permite-nos realizar muitos de nossos planos e atingir nossas metas.

Para adquirir determinados bens materiais cujo custo é elevado, por exemplo, um carro, é sempre necessário poupar dinheiro. Economizar permite realizar planos importantes, como realizar grandes viagens, pagar determinado curso ou estudo, entre outras metas.

2

Os ganhos que podemos receber provenientes de nosso trabalho nos permitirão pagar as despesas fixas e gastos cotidianos, como as faturas de serviços, o aluguel, os alimentos que ingerimos, etc. Mas é o dinheiro poupado que nos ajudará no caso de algum imprevisto financeiro com o qual não contávamos, e com esse dinheiro economizado poderemos pagar aqueles extras sem a necessidade de pedir dinheiro emprestado a ninguém ou de ficar sem liquidez.

3

Outro benefício de poupar é ter uma reserva para o momento em que, por algum motivo, nossos ganhos reduzirem, por exemplo, se em algum momento ficarmos sem trabalho, se nossa jornada de trabalho for reduzida ou se por qualquer problema não podermos trabalhar.

A poupança permite gozar de tranquilidade financeira, algo muito precioso à medida que vamos crescendo e desejando desenvolver nossos próprios planos.

4

Embora as entidades financeiras ofereçam todo o tipo de alternativas para comprar agora e pagar depois, isto é os créditos, um dos benefícios de poupar é que contamos com a possibilidade de pagar a vista, por isso, não temos a necessidade de contrair muitas dívidas ou de acabar pagando juros a um banco.

Novamente economizar dinheiro nos dará a tranquilidade de não dever nada a ninguém, nem sequer a um banco.

5

Mas a poupança não é apenas para gastar adquirindo bens materiais ou usando-a para realizar aquilo que deseja, mas é um modo perfeito para ajudar a aumentar nosso capital mediante os investimentos inteligentes.

Quer você escolha um fundo de investimento ou opte por destinar seu dinheiro à compra de bens que depois são revalorizados, ter dinheiro poupado permitirá tomar diversas decisões para vê-lo aumentar com o tempo e utilizá-lo em metas bem mais ambiciosas.

6

Não pense mais! São muitos os benefícios de poupar, por isso, anime-se a fazê-lo e poder assim desfrutar de um vida com maior tranquilidade financeira.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são os benefícios de poupar, recomendamos que entre na nossa categoria de Finanças Pessoais.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Quais são os benefícios de poupar