Quais são as vantagens e desvantagens do Internet Banking

Quais são as vantagens e desvantagens do Internet Banking

O Internet Banking ou banco online, é aquele que pode ser acessado pela Internet. Este tipo de banco pode corresponder a sucursais físicas ou a outras que operam apenas por Internet ou telefone. Em caso de dúvida sobre este tipo de serviços, talvez seja prático saber quais são as vantagens e desvantagens do Internet Banking.

Passos a seguir:
1

Do ponto de vista das vantagens do Internet Banking, talvez um dos aspectos mais importantes seja o fato de facilitar as relações econômicas com a entidade e terceiros, uma vez que no Internet Banking não teremos que nos deslocar para poder realizar operações, tais como transferências, depósitos ou consulta de movimentação bancária. Sem dúvida, a economia de tempo é positiva, porque todos os dias de nossas vidas são muito ocupados, e ter que ir a agências bancárias físicas pode ser um problema.

2

Se a economia de tempo nas operações é uma vantagem, também o é o horário do Internet Banking, pois poderemos acessar a ele 24 horas do dia, sete dias por semana. Além disso, podemos acessá-lo confortavelmente a partir de um computador em casa ou no escritório. Sem pressões de tempo nem esperas desnecessárias.

3

O internet banking conta com alguns custos de gerenciamento baixos, portanto as condições e as ofertas, como regra, são muito melhores. Assim, podemos eliminar muitos dos custos de manutenção e as comissões serão bem mais baixas, de forma que poderemos tirar partido de uma conta online.

4

A desvantagem que mais costuma preocupar diz respeito ao cliente e é a preocupação pela segurança. Ao realizar todas as operações via Internet, existe um risco, uma vez que há muita informação pessoal e confidencial que é digitada neste tipo de serviços, muito atraentes para o crime cibernético.

5

Embora seja verdade que pode ser vantajoso não ter que comparecer a uma filial física, o Internet Banking também tem uma desvantagem neste ponto, uma vez que aumenta consideravelmente a separação entre cliente e entidade, havendo ainda muitas pessoas que preferem a atenção presencial.

6

Por último, também devemos destacar a desvantagem do alcance da Internet, uma vez que existem muitas áreas rurais ou países em vias de desenvolvimento que ainda não contam com uma alta penetração da Internet, podendo ser complicado acessar às ferramentas do Internet Banking.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são as vantagens e desvantagens do Internet Banking, recomendamos que entre na nossa categoria de Finanças Pessoais.