Quais os documentos necessários para abrir uma conta

Quais os documentos necessários para abrir uma conta
Imagem: financasfemininas.com.br

Ter uma conta em banco é algo simples e que pode ser extremamente útil. São diversas as funcionalidades de uma conta bancária, desde uso para depósito do salário, movimentação das receitas e despesas familiares ou empresariais, poupança, ou mesmo para facilitar o acesso às linhas de crédito da instituição bancária.

Neste artigo, umComo.com.br mostra os documentos necessários para abrir uma conta, bem como os requisitos mínimos para cada modalidade aqui apresentada.

Conta corrente pessoa física

É uma das formas convencionais de vinculação a uma instituição bancária, dando ao usuário a nomenclatura de correntista do respectivo banco. As contas para pessoas físicas normalmente acompanham um pacote básico de serviços da instituição, incluindo saques, depósitos, transferências, saldos e extratos, cheque especial, cartão magnético de débito/crédito, talão de cheques, entre outras variações, de acordo com a política do banco. Para abertura desse tipo de conta, o interessado deve se apresentar em uma agência – ou correspondente bancário – portando os seguintes documentos:

  • Documento de Identidade – RG, CNH, RNE, ou equivalente;
  • CPF;
  • Comprovante de Renda – Holerite, Demonstrativos de Pagamento, Declaração de IR, etc.;
  • Comprovante de Residência – Água, Luz, Telefone, IPTU, e similares;

Em alguns bancos, é possível preencher um pré-cadastro pela internet, facilitando o processo de abertura na agência.

Conta poupança

Essa modalidade de conta – como o nome sugere – se destina aos que desejam guardar seus rendimentos. Via de regra, não há taxas de manutenção para conta poupança. Ela pode ser aberta em conjunto com a conta corrente. Mas, caso sua utilização seja independente, o interessado deverá procurar a instituição bancária, em posse dos mesmos documentos necessários para abertura da conta corrente, exceto comprovante de renda, que só se faz necessário caso o contratante do serviço exerça atividade remunerada.

Conta corrente pessoa jurídica

Empresas, ONG’s, Fundações e outras organizações de personalidade jurídica – com ou sem fins lucrativos – podem abrir uma conta corrente que atenda sua demanda específica. O pacote de serviços oferecidos à pessoa jurídica contempla limites maiores de emissão de cheques, saques, transferências, DOC, TED, linhas de crédito diferenciadas, etc. A documentação exigida para abertura dessa modalidade de conta pode variar de acordo com as peculiaridades de cada organização. Abaixo segue a lista de documentos comuns a todas as entidades, exigidos para abertura de conta corrente para pessoa jurídica.

  • Documento de constituição – Estatuto Social ou Contrato Social;
  • Situação cadastral no CNPJ;
  • Comprovantes de faturamento do último exercício (podendo variar o prazo, devido política do banco), no caso de organização com fins lucrativos;
  • Comprovante de endereço;
  • Designação de representante legal, quando for o caso.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais os documentos necessários para abrir uma conta, recomendamos que entre na nossa categoria de Finanças Pessoais.