Partilhar

Quais as vantagens da terceirização

Por Nicolas Santos. Atualizado: 16 janeiro 2017
Quais as vantagens da terceirização

É provável que alguma vez na sua vida você já tenha escutado o termo 'terceirização'. Mas afinal do que se trata?

A terceirização consiste em contratar empresas ou outros funcionários que pertençam a uma instituição que desnecessariamente faça parte da sua. Além disso, a terceirização, para muitas empresas e empreendedores iniciantes pode parecer uma dor de cabeça mas ao longo deste artigo você perceberá que se trata do contrário e ela pode trazer muitos benefícios para a sua empresa. Neste artigo, umComo te diz quais as vantagens da terceirização.

imagens:sinap.org.br

Aliviando o foco da empresa na mão de obra

A primeira vantagem da terceirização, talvez a mais perceptível é o fato de desresponsabilizar a sua empresa de toda a parte da mão de obra e de outros trabalhos que não necessitam grandes mentes para trabalhar. A empresa, ao contratar serviços terceirizados terá uma tarefa a menos para se preocupar, deixando os serviços secundários nas mãos de empresas especializadas e proporcionando mais tempo para que a empresa se preocupe com outras necessidades do seu negócio.

Qualidade do serviço garantida

Outra grande vantagem apresentada pelo serviço terceirizado é que eles proporcionam a garantia de qualidade no serviço, uma vez que as empresas dependem dessa qualidade para ter clientes, todo o controle dos funcionários que realizam as tarefas secundárias fica na mão da empresa terceirizada e ela faz o que for preciso para que o trabalho mantenha o seu nível de qualidade.

Redução de custos a longo prazo

Pensando em benefícios de médio ou longo prazo, pelo fato das empresas terceirizadas se preocuparem com os trabalho secundários e possibilitar que a sua empresa se preocupe mais com a própria administração, pode resultar em benefícios ao decorrer do tempo para a sua empresa. Com maior tempo focado com o lado business da sua empresa a possibilidade dela crescer e ganhar nome no mercado se torna maior.

A otimização de tempo também conta neste caso. A simples função de acompanhar a demanda dos negócios ocupa muito menos tempo do que ter que realizá-los por si mesmo.

Expansão em grandes investimentos

Com a maior organização do tempo, redução dos gastos, aumento na qualidade de serviços secundários e maior foco no principal negócio de sua empresa, o último benefício da terceirização é a possibilidade de expansão e crescimento de uma empresa que investe na terceirização.

Mas até agora só valamos das vantagens da terceirização, para o empreendedor ela pode ser quase inexistente mas para os funcionários, as desvantagens deste tipo de negócio são parte do seu dia a dia.

Desvantagens da terceirização

Os maiores prejudicados da terceirização são os funcionários da empresa que fornece o serviço. Esses, não tem garantia de emprego fixo uma vez que se um corte de gastos for necessários o funcionário pode ser mandado embora na mesma hora para que a empresa não seja prejudicada. Além do constante risco de perder a sua renda mensal a terceirização prejudica os benefícios sociais do proletariado com os contratos a prazos indeterminados ou estipulados pela empresa mas sem nenhuma garantia de renovação do mesmo. O trabalhador deste tipo de serviço é inseguro e precisa ser alertado quanto aos segmentos de mão de obra terceirizada.

Um outro ponto negativo desse tipo de serviço, mas dessa vez falando do ponto de vista do empreendedor, é o fato da maioria das pessoas que contratam esse serviço não pesquisam sobre os seus antecedentes antes contratá-los. Quando o empreendedor não se preocupa em saber exatamente como aquela empresa trabalha antes de resolver fechar negócios ele pode acabar sendo prejudicado pelo serviço ao invés de beneficiado. Com isto, além de pensar na sua empresa, nos seus lucros e crescimento, você também pensa nos trabalhadores da empresa que está a contratar. Por isso, vale pesquisar antes de fechar um contrato para ter certeza que não está contratando nenhuma empresa que abusa de seus funcionários e ainda assim não vão lhe proporcionar os benefícios deste tipo de trabalho.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais as vantagens da terceirização, recomendamos que entre na nossa categoria de Economia e Negócios.

Escrever comentário sobre Quais as vantagens da terceirização

2 comentários
José Milton
Tenho Uma empresa no Ramo de Varejo (Supermercado). Gostaria de montar uma empresa de serviços (mão de obra) para terceirizar os serviços. Gostaria de obter mais informações sobre o assunto.

Shirley Reis
como ganhar dinheiro com uma empresa de terceirização

Quais as vantagens da terceirização
Quais as vantagens da terceirização

Voltar ao topo da página