Partilhar

Por que o dólar está subindo

Por Nicolas Santos. Atualizado: 16 janeiro 2017
Por que o dólar está subindo

Para explicar por que o dólar está subindo não tem como utilizar alguns termos da ciência econômica, e por experiência própria - ao ler livros de economia, por exemplo, sempre me deparo com estes termos, e na leitura da maioria deles, posso dizer com toda a honestidade que não entendo quase nada, embora, não sei porque, os autores de economia costumam dizer que seus livros são para a população que no geral não sabe muito sobre economia -, por experiência própria, posso dizer que estes termos podem causar confusão. Então vamos primeiro definir alguns deles para depois explicar a questão do dólar.

Neste artigo, umComo explica por que o dólar está subindo (tanto).

Também lhe pode interessar: O que é o neoliberalismo?

Por que o dólar sobe

A cotação do dólar, termo usado para definir o seu valor no mercado, varia de acordo com um dos princípios básicos de toda a economia, a lei da oferta e procura. Mas como funciona esta lei? e como ela determina o valor? Vamos começar respondendo estas duas perguntas.

A lei da oferta e procura configura basicamente o valor dos produtos de acordo com a raridade (oferta) e consumo (procura). Por exemplo: por que o ouro, que já foi usado como referência de valor mundial, vale tanto? Justamente por ser raro, e pela sua beleza, ter procura. Quando uma coisa que existe em pequena quantidade, como uma matéria prima, por exemplo, é muito consumida/desejada para consumo (chamaremos esta coisa de produto A), o seu valor será naturalmente maior do que uma coisa que existe na mesma pequena quantidade, mas não serve para muita coisa (produto B); e tanto o A como o B valerão mais do que produtos que existem em grande quantidade e são muito utilizados (C), e produtos que existem em grandes quantidades e não são muito utilizados (D), embora o C tenha maior valor do que o D.

O ouro, por exemplo, ainda é usado como referência de valor, embora não tanto quanto antes, que as moedas costumavam ser cunhadas à ouro, prata e cobre (onde, outra vez, a raridade determinava o valor).

Logo, na questão universal, o valor de uma moeda sobe quando ela existe em menor quantidade (sobre ou desce em proporcional acordo com a força de influência da economia nacional desta moeda); e desce quando ela existe em maiores quantidades.

Já no quesito nacional, como é o caso do Brasil, o valor de uma moeda estrangeira e altamente influente como o Dólar pode subir quando as pessoas deixam de gastar o seu dinheiro em nosso país, deixam de investir nos nossos negócios. Assim, o dólar sobe porque o real desce.

Obs: Atualmente, o dólar está alto, não só para o Brasil, mas para a bolsa num geral. O seu preço é agravado no Brasil porque há crise, mas a alta não é apenas por causa da nossa economia.

O que muda com a alta do dólar

Ok, então o dólar está alto, mas aí você pensa: "O que eu tenho com isso? Eu não compro dólar". Sim, você compra, toda gente compra dólar, porque dólar está em quase tudo. Você compra dólar quando paga a passagem do ônibus, da qual o maior insumo é o diesel, e diesel é dólar; você compra dólar quando compra produtos internacionais, ou seja, aqueles que não são fabricados no Brasil, a não ser que você tenha uma dieta a base de mandioca, muito do que você consome é produzido lá fora, portanto, comida também é dólar, assim como a sua televisão, computador, smartphone, roupas, etc., etc.

Logo, quando o dólar está em alta, o preço no geral dos produtos também aumenta, excepto o da mandioca e outros produtos que o Brasil produz.

Por que o dólar está subindo - O que muda com a alta do dólar
Imagem: notibras.com

Quem se dá bem com a alta do dólar

Como diz o ditado "Em quanto uns choram, outros vendem lenço" sempre há gente que lucra com a crise, ou seja, com a baixa do preço da moeda. Por exemplo

  • O TURISTA GRINGO

O turista gringo, uma das espécies mais interessantes de ser humano, lucra com uma crise interna simplesmente porque a moeda dele não é a que está em baixa. Numa palavra, enquanto antes um europeu trocaria o seu dinheiro por 3 reais para cada euro, agora ele troca por quatro e meio para cada euro, numa alta de 50%. Assim, ele tem mais dinheiro para gastar, e mesmo que os preços tenham subido, ele com certeza vai comer muita mandioca. Pode parecer brincadeira, mas geralmente os turistas vem para consumir a cultura de um país, quero dizer, aquilo que ele produz, aquilo que só tem no lugar, aquilo que continua com o mesmo preço.

  • EXPORTADOR

Quem vende para fora do Brasil recebe em outra moeda, numa moeda que não foi negativamente afetada pela crise interna. Logo, quando há crise ele recebe mais pelo mesmo trabalho, por causa da conversão da moeda.

  • ESPECULADORES E CHARLATÕES

Vocês já ouviram falar da empresa Empiricus, aquela que lota a internet de anúncios - principalmente agora, com a crise - dizendo saber o "segredo" para escapar da recessão? Então, estes são aqueles que mais lucram com a crise, vendendo suas ideias e manuais falaciosos para aqueles que não querem ser afetados pela baixa da moeda. Dica: Antes de comprar qualquer produto destes caras, dê uma olhada no seu feedback no reclame aqui.

Quem se dá mal com a alta do dólar

  • IMPORTADOR

Toda gente que compra produtos estrangeiros paga mais pelos produtos comprados. Bom, neste caso, já explicamos bem um pouco mais acima, caso você tenha descido até aqui para saber se você está incluído na lista. De certa forma, toda a gente é importadora, toda a gente compra produtos do estrangeiro, mesmo que estes estejam a ser vendidos em lojas nacionais. Existe também a questão da matéria prima para a fabricação de cada produto. Numa palavra: tudo o que o Brasil não produz, fica mais caro.

  • TURISTA BRASILEIRO

Como já era de imaginar, se todas as pessoas que consomem compram dólar, mesmo que indiretamente, imagina então aquele que compra dólar diretamente, pagará mais não só pelo aumento do valor da moeda mas também pela taxa de câmbio dos pontos de câmbio. Veja também:

Se pretende ler mais artigos parecidos a Por que o dólar está subindo, recomendamos que entre na nossa categoria de Economia e Negócios.

Escrever comentário sobre Por que o dólar está subindo

1 comentário
Yuri Ferreira
"ESPECULADORES E CHARLATÕES Vocês já ouviram falar da empresa Empiricus?" Adorei a sinceridade, Nicolas, é disso que precisamos no mundo. Sempre contra os oportunistas. APESAR DISSO, fica aqui registrado que eles são fodas porque incitam o Fim Do Brasil (o que seria um evento comemorável). Puta artigo, de qualquer forma.

Por que o dólar está subindo
Imagem: notibras.com
1 de 2
Por que o dólar está subindo

Voltar ao topo da página