Perdi meu passaporte, o que fazer?

Perdi meu passaporte, o que fazer?

O passaporte é um documento extremamente importante quando vamos sair do país e até mesmo quando já saímos e nos encontramos em terras estrangeiras, afinal, ao contrário de documentos nacionais como o RG e o CPF, o passaporte é uma forma de identificação que pode ser utilizado em qualquer lugar do mundo e que serve de comprovação de que você tem o direito de estar onde está. Por diversos motivos podemos perder o passaporte, seja por esquecimento em algum lugar ou então por termos sido furtados, o que pode nos complicar a vida principalmente se a perda ocorreu fora do país ou se temos no passaporte um visto de entrada e estadia em um país estrangeiro.

Se você não tem mais seu passaporte e quer saber o que fazer nessa situação, entenda nesse artigo do umCOMO: perdi meu passaporte, o que fazer?

Perdi meu passaporte no Brasil, como tirar outro?

A perda passaporte é um problema bastante comum quando ainda nos encontramos no Brasil, principalmente por esse não ser um documento que utilizamos todos os dias e que acabamos engavetando para ser retirado do meio de nossas papeladas apenas quando temos uma viagem ao exterior agendada. Por não ser tão utilizado quanto o RG ou qualquer outro documento estritamente nacional, às vezes no deparamos com o fato de que o documento não se encontra onde achamos que estivesse e não fazemos ideia de onde o colocamos.

A primeira coisa a ser fazer quando perdemos o passaporte, é esquecer a ideia inicial de onde achamos que o documento se encontrava e procurar em todos os cantos da casa, até nos mais improváveis. Caso mesmo assim você não o encontre, é necessário pedir a segunda via passaporte.

Como renovar o passaporte

Por ser um documento sério e emitido pela Polícia Federal, a renovação do passaporte em caso de perda é um pouquinho trabalhosa. Siga os passos abaixo para obter seu novo documento:

  1. Abra um boletim de ocorrência: vá até um posto da Polícia Civil informando a perda do passaporte, principalmente em caso de roubo;
  2. Faça uma nova solicitação de passaporte: no site da Polícia Federal, abra o pedido de um novo documento, inserindo os dados exigidos. No fim do preenchimento, confira todos os dados e oficialize o pedido;
  3. Agende um horário na Polícia Federal: após a abertura do pedido de novo passaporte, é necessário agendar um horário no posto de atendimento da Polícia Federal que deseja. Os horários costumam ser diversos e não causar problemas, entretanto, caso você esteja com uma viagem marcada para os próximos tempos, faça o agendamento o quanto antes para não correr o risco de não ter o documento em mãos quando o dia do voo estiver se aproximando;
  4. Pague a taxa: sendo o primeiro passaporte ou não, a taxa que se deve pagar para emitir um passaporte é a mesma de R$257,25* (até o final da conclusão deste artigo);
  5. Vá até a Polícia Federal: quando chegar a data marcada, vá até o posto da Polícia Federal escolhido com o Boletim de Ocorrência da perda do documento original, leve também um documento oficial com foto (preferencialmente RG), o título de eleitor e comprovante de votação na última eleição e número de seu CPF.
  6. Retorne à Polícia Federal para pegar o documento: assim que você for entregar a documentação do passaporte, receberá também uma data de previsão de quanto o documento estará pronto. Assim que a data chegar, retorne à Polícia Federal e pegue seu documento. Para ter certeza de que o passaporte está pronto e disponível, confira o status do pedido no site da Divisão de Passaporte da Coordenação-Geral de Polícia de Imigração;

Em caso de perda de passaporte com visto, é necessário pedir um novo passaporte e também entrar em contato com o consulado do país emissor do visto para informar sobre a perda do documento e pedir nova via. Já que não há a possibilidade de apressar a emissão do passaporte, caso você tenha já uma passagem comprada e tenha perdido o passaporte com o visto, possivelmente terá que trocar a data da viagem.

Se sua situação é do tipo 'perdi meu passaporte vencido. o que fazer?', pode-se dizer que o problema não seja lá dos mais graves pois um documento vencido não tem validade e você teria que pedir uma segunda via de qualquer forma.

Para mais informações relacionada, veja como tirar um passaporte brasileiro.

Perdi meu passaporte no exterior

Perdi meu passaporte em outro país enquanto viajo, e agora? Apesar de desesperadora, essa é uma situação que há solução e que costuma nos preocupar principalmente pois o passaporte é nossa única forma de nos identificar durante uma viagem.

Caso você esteja apenas viajando em outro país e vá pegar um voo direto de volta para o Brasil, é possível ir até o Consulado brasileiro mais próximo e pedir uma Autorização de Retorno ao Brasil, documento gratuito e que será emitido em até 3 dias após o pedido. Com essa documentação, você conseguirá passar pelo processo migratório no aeroporto internacional tranquilamente, entretanto, caso a data de retorno esteja longe ou caso você não vá pegar um voo direto de volta para o Brasil, será necessário realizar outros processos. Primeiramente, você deverá ir até a polícia local e abrir o equivalente e um Boletim de Ocorrência, explicando a situação para que te deem um comprovante de perda, assim, você poderá ir até o Consulado brasileiro mais próximo para pedir uma nova via de seu passaporte. Vale dizer que, nesse caso, uma taxa de emissão de passaporte será novamente cobrada.

Se, além de tudo, você estiver numa situação do tipo 'perdi meu passaporte com visto', a situação é um pouco mais complicada e a resolução dependerá do país pelo qual o visto foi emitido. Nos Estados Unidos, por exemplo, caso você perca o visto antes de obter um documento oficial estadunidense, será necessário retornar ao Brasil e fazer o pedido de visto novamente, o que inclui a entrevista e também o pagamento da taxa de emissão. Alguns países são um pouco mais flexíveis e permitem que você faça o pedido sem ter que se locomover tanto, exigindo apenas que faça o pedido no consulado mais próximo, ainda que num país vizinho e do qual você não tenha cidadania.

Em caso e reemissão de passaporte, veja quais os documentos necessários para tirar passaporte brasileiro.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Perdi meu passaporte, o que fazer?, recomendamos que entre na nossa categoria de Leis.