Perdi meu histórico escolar, o que fazer?

Perdi meu histórico escolar, o que fazer?

O histórico escolar é como um atestado de escolaridade, ou seja, ele confirma para o seu empregador ou para determinado curso superior que você deseja frequentar que você concluiu o ensino fundamental, o ensino médio, etc. Infelizmente, os dados quanto a educação no Brasil são preocupantes: segundo dados colhidos pelo IBGE e divulgados pelo portal G1[1], 52,6% (mais da metade) dos brasileiros com mais de 25 anos ainda não tinham sequer concluído o ensino fundamental, a educação básica. Solucionar esse problema é uma grande dificuldade em nosso país. No entanto, se você concluiu o ensino fundamental e/ou e o ensino médio e está desesperado neste artigo do umCOMO responderemos a pergunta: "perdi meu histórico escolar, o que fazer?"

Perdi meu histórico escolar original

Se você perdeu seu histórico escolar original, o primeiro passo a fazer é ir na escola onde você estudou e solicitar uma segunda via do histórico escolar. Em geral, é necessário pagar uma taxa para fazer a nova emissão e aguardar alguns dias até o estabelecimento providenciar a segunda via. Para evitar outros problemas, depois de conseguir a segunda via vá a um cartório e tire uma ou duas cópias autenticadas do seu histórico escolar - elas possuem validade legal e irão lhe deixar precavido caso você perca seu histórico escolar novamente.

Dica: caso você não more mais no estado ou município onde concluiu os seus estudos, você pode dar uma procuração a um amigo ou parente e pedir que ele solicite o histórico escolar em seu nome. Confira alguns modelos de procuração simples e também nosso artigo como assinar representando outra pessoa.

Como conseguir histórico escolar se a escola fechou

Outro grande problema encontrado por aqueles que precisam retirar o histórico escolar é encontrar a instituição de ensino onde estudaram fechada. Nessa hora vem o desespero: como conseguir histórico escolar se a escola fechou? Fique tranquilo, porque umCOMO irá lhe ajudar.

A primeira coisa a se fazer quando você precisa retirar o histórico escolar e a escola está fechada é procurar a Secretaria de Educação do estado onde você concluiu os estudos. No estado de São Paulo, é possível fazer isso ligando para o número 0800 77 000 12.

Como a Secretaria de Educação é o órgão da administração pública competente para fornecer os certificados de conclusão de curso e também o histórico escolar, ela é o lugar certo para tirar a segunda via do histórico escolar caso a escola tenha fechado. A escola perdeu o histórico, e agora? A resposta também está na Secretaria de Educação: eles poderão emitir um novo documento para você.

Caso você atualmente more num estado diferente de onde você concluiu seus estudos, entre em contato com a Secretaria de Educação de lá para ver qual é o procedimento necessário para tirar a segunda via. Pode ser que você tenha que fazer o procedimento por procuração, como no item acima, ou simplesmente enviar alguns documentos pelos Correios. Tudo irá depender da burocracia local.

Se você tem interesse nesse assunto ou deseja aprofundar seus estudos, sugerimos que consulte os artigos de nossa categoria Educação.

Como conseguir histórico escolar ensino médio pela internet

Se você se formou nos estados de São Paulo, Santa Catarina ou Paraná, é possível conseguir histórico escolar de ensino médio pela internet. Esses estados desenvolveram plataformas online que facilitam a vida de seus alunos e promovem maior facilidade na hora de tirar a segunda via do documento. Confira:

Como conseguir histórico escolar ensino médio pela internet - São Paulo

  1. Acesse o portal da Secretaria Escolar Digital do Estado de São Paulo;
  2. Clique em "Concluintes";
  3. Informe seu RG;
  4. Selecione a UF;
  5. Clique na opção "Pesquisar".

Pronto! O histórico escolar será gerado e você poderá imprimi-lo sem problemas.

Como conseguir histórico escolar ensino médio pela internet - Santa Catarina

  1. Acesse o portal Estudante On-line do Governo do Estado de Santa Catarina;
  2. Faça login com seus dados pessoais (matrícula e data de nascimento);
  3. Coloque o cursor do mouse sobre a opção "Documentos" e selecione "Histórico Escolar";
  4. Informe os dados solicitados e pronto! Você conseguiu seu histórico escolar do ensino médio pela internet.

Como conseguir histórico escolar ensino médio pela internet - Paraná

  1. Acesse o portal Piá do Governo do Estado do Paraná;
  2. Informe seu CPF;
  3. Clique no botão "Solicitar";
  4. A partir daí, você terá acesso à Área do Aluno. Informe seu CPF novamente e um número de celular, que é por onde você irá receber seu código de segurança. Dentro da plataforma, escolha a opção "Histórico Escolar" e solicite a segunda via do documento, totalmente online.

Como conseguir histórico escolar ensino médio pela internet - outros estados

Conforme é possível observar, a maioria dos estados brasileiros ainda não desenvolveu a tecnologia que permite conseguir histórico escolar do ensino médio peça internet até o momento da conclusão deste artigo. Por isso, você pode contratar algum serviço terceirizado que faça esse trâmite por você de forma rápida, fácil e segura.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Perdi meu histórico escolar, o que fazer?, recomendamos que entre na nossa categoria de Leis.

Referências
  1. OLIVEIRA, Elida. Mais da metade dos brasileiros de 25 anos ou mais ainda não concluiu a educação básica, aponta IBGE. G1. Disponível em: <https://g1.globo.com/educacao/noticia/2019/06/19/mais-da-metade-dos-brasileiros-de-25-anos-ou-mais-ainda-nao-concluiu-a-educacao-basica-aponta-ibge.ghtml>. Publicado em 19 de junho de 2019. Acesso em 06 de novembro de 2019.
Bibliografia
  • GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO. Saiba como retirar seu Histórico Escolar. Disponível em: <https://www.educacao.sp.gov.br/noticias/saiba-como-retirar-seu-historico-escolar/>. Publicado em 30 de março de 2017. Acesso em 06 de novembro de 2019.
  • JUS.COM.BR. perdi meu historico escolar e agora? (sic). JusDúvidas. Disponível em: <https://jus.com.br/duvidas/329772/perdi-meu-historico-escolar-e-agora>. Acesso em 06 de novembro de 2019.