Perdi meu Bilhete Único, como recuperar?

Perdi meu Bilhete Único, como recuperar?

O Bilhete Único é um aliado essencial de todos que pegam transporte público diariamente, afinal, ele nos permite ter acesso a planos mensais, descontos para estudantes, entre outros, além da vantagem de nos poupar tempo por tornar desnecessária a compra de passagem todos os dias. Já que usamos o Bilhete Único com frequência, é comum que acabemos o perdendo por esquecimento em algum lugar do qual não nos lembramos ou então que sejamos furtados e acabemos por não ter mais acesso e esse cartão tão importante no dia a dia. Justamente por ser tão importante, existem algumas formas simples e rápidas e conseguimos um novo Bilhete Único.

Se você não sabe onde está o seu cartão, veja nesse artigo do umCOMO: perdi meu bilhete único, como recuperar?

Perdi meu Bilhete Único, como recuperar?

Quando perdemos nosso Bilhete Único é possível pedir outro, entretanto, é necessário primeiramente cancelar o original, evitando assim que seja utilizado sem nossa autorização. O cancelamento imediato deve ser feito principalmente caso você tenha cotas como as de estudante, evitando assim que outra pessoa as utilize em seu lugar.

Após o cancelamento do Bilhete Único, podemos então fazer o pedido de outro. Se você tivesse crédito no antigo e quer saber como transferir credito do Bilhete Único para outro bilhete, não se preocupe pois os créditos irão automaticamente para o novo.

Como cancelar Bilhete Único

SPTrans

Antes de pedirmos outro bilhete, é necessário aprender bloquear o Bilhete Único. Caso você seja de São Paulo, existem algumas formas de resolver seu problema com a SPTrans. Estando na cidade de São Paulo, basta ligar no número 156, informar o ocorrido e pedir o cancelamento e, caso esteja em alguns outro município, o número a ser discado será o 0800-0550121. Para tal, é necessário informar o número de seu Bilhete Único. Se você estiver numa situação do tipo "perdi meu Bilhete Único e não sei o número", é possível entrar no site da SPTrans e se conectar com número de RG, CPF e senha, após a conexão, você poderá ver todos os bilhetes em seu nome, com número e data de emissão.

Meu Bilhete Único quebrou o que eu eu faço? Caso o bilhete tenha sido quebrado ou você prefira resolver o problema pessoalmente, basta ir até um dos Postos de Venda e Atendimento da SPTrans portando um documento original com foto e uma foto, afinal, todos os bilhetes vendidos têm agora uma identificação e não são transferíveis. O bilhete defeituoso será retido.

Perdi meu Bilhete Único Estudante, e agora? Quando você tem o direito de cotas para estudante, as cotas estão em seu nome e não no bilhete especificamente, sendo assim, o novo bilhete virá também com o desconto já incluso.

RioCard

Sou do Rio de Janeiro e perdi meu Bilhete Único, como bloquear? Para cancelar Bilhete Único carioca, é necessário ligar para o número (21) 2127-4000 de segunda à sexta-feira entre 8h e 20h, ou aos sábados, domingos e feriados entre 8h e 14h. Se você quer cancelar Bilhete Único pela Internet, também é possível fazer o pedido pelo site do RioCard. Para o cancelamento do bilhete, uma taxa de R$15 será cobrada, com exceção de idosos.

O cancelamento oficial do Rio Card é feito em até 48 horas após o pedido e, passado esse período, já é possível pedir um novo. Caso você tenha benefícios como o passe livre para estudante, será necessário esperar a chegada do novo bilhete para voltar a usufruir da vantagem.

Para mais informações relacionadas, veja como saber o número do bilhete único pelo CPF.

Se você for de alguma outra outra cidade, procure as informações precisas sobre o que fazer em caso de perda de Bilhete Único no site da empresa responsável pelo transporte público de seu município.

Como pedir segunda via Bilhete Único

SPTrans

Com o cancelamento do Bilhete Único, já é possível realizar o pedido de um novo. A possibilidade mais simples é pelo acesso ao site da SPTrans, entrando em sua conta e realizando o pedido e também a unidade de atendimento da SPTrans na qual você deseja retirar o cartão. Caso você ainda não tenha um cadastro, basta entrar no site do Bilhete Único e se cadastrar na hora.

A taxa de emissão do novo bilhete será de 7 passagens vigentes, ou seja, com a atual passagem custando R$4,30, o preço a se pagar será de R$30,10. O pagamento deve ser realizado por meio de um boleto que será emitido no próprio site.

Para que o pedido do Bilhete Único seja aprovado, é necessário fazer upload de uma foto 3x4 em boa qualidade, que estampará o cartão, sendo assim, certifique-se de que você possui uma foto do tipo antes de realizar o cadastro. Caso a foto enviada não cumpra com as exigências, será recusada e você precisará enviar outra.

Também é possível pedir um novo Bilhete Único em um Posto de Atendimento da SPTrans.

RioCard

Para ter a segunda via do seu bilhete de transporte, é necessário primeiramente pagar uma taxa. Ainda que a primeira via do RioCars seja gratuita, em caso de segunda via é necessário pagar uma taxa de 7 passagens vigentes para os ônibus municipais do Rio e Janeiro, ou seja, 7 vezes R$4,05 *, totalizando R$28,35. O pagamento deve ser realizado por meio de um depósito com as seguintes coordenadas: Banco Itaú, Agência 8219 e Conta Corrente 92345-8.

*Valores até a conclusão deste artigo.

Caso você tenha sido furtado, é possível abrir um Boletim de Ocorrência e apresentar o comprovante no posto de atendimento do RioCard, sendo assim isento do pagamento.

Quando a taxa for paga ou o Boletim de Ocorrência for aberto, você deverá agendar um horário em um posto de atendimento no site do RioCard. Assim que marcar o horário, leia com atenção as informações para estar com todos os documentos necessários em mãos e não correr o risco de ter que retornar em outro dia.

Leia também: Como saber se o Bilhete Único está vinculado a empresa

Se pretende ler mais artigos parecidos a Perdi meu Bilhete Único, como recuperar?, recomendamos que entre na nossa categoria de Leis.