Despachantes

Para que serve um despachante

Nicolas Santos
Por Nicolas Santos. Atualizado: 16 janeiro 2017
Para que serve um despachante

Um despachante é o profissional que se encarrega de realizar requerimentos e cuidar de processos de seus clientes, servindo como mediador entre a pessoa física ou jurídica e o órgão legislativo responsável pela área. A princípio, o serviço de "despache" era realizado apenas para tratar de mercadorias que transitavam por alfândegas, hoje, o profissional que trabalha nesta área é chamado de despachante aduaneiro.

No Brasil existem diversos tipos de despachantes - isso porque a legislação favorece o aparecimento deste tipo de mercado; com tantas leis e burocracias neste país, é fácil para um profissional que as compreende vender os seus serviços e facilitar a vida do cidadão - os despachantes podem trabalhar nas áreas imobiliárias, náuticas, automotivas, registros e licenças e alguns outros problemas mais simples de se resolver. Para saber mais sobre para que serve um despachante, continue lendo este artigo de umComo.

Também lhe pode interessar: Como ser despachante aduaneiro

Índice

  1. Despachante aduaneiro
  2. Despachante documentalista
  3. Despachante de trânsito

Despachante aduaneiro

Atualmente a função do despachante aduaneiro não consiste apenas em desembaraçar as complicações fiscais dos órgãos públicos federais responsáveis pelo comércio exterior. É também obrigação do despachante aduaneiro ter conhecimento de toda a cadeia de serviços do seu cliente, isto é, desde os procedimentos iniciais até os administrativos, assim como necessidades específicas de cada mercadoria.

Nestes casos, o despachante não é contratado apenas para aliviar o procedimento burocrático, o seu trabalho é mais complexo e importante, algo que a empresa importadora não realizaria sozinha.

Despachante documentalista

O despachante documentalista é um profissional muito antigo, mesmo que a sua profissão tenha sido recentemente regulamentada, em 2002. O despachante documentalista pode atuar em conjunto de órgãos de trânsito (DETRANs) para organizar e agenciar documentos de veículos, ou, pode ainda trabalhar para órgãos municipais, estaduais e federais, desde que estes não trabalhem para uma empresa privada - pois desta forma conseguiriam beneficiar os processos de seus próprios clientes.

Também trabalham como autônomos, em empresas próprias ou de terceiros. Saiba mais em como trabalhar como despachante.

No geral, o despachante documentalista possui uma área de atuação mais ampla em comparação ao despachante de trânsito e o aduaneiro, podendo realizar requerimentos dos mais simples aos mais complexos.

Despachante de trânsito

Contrário ao conceito de despachante documentalista, o despachante de trânsito atua numa área mais restrita, especializada em documentação de veículos junto aos órgãos estaduais de transito. Estes despachantes são os responsáveis por representar seus clientes à estes órgãos para tratar das pendencias e requerimentos, assim como solicitações e administração de registros cadastrais, e mais uma série de funções ligadas à burocracia automotiva.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Para que serve um despachante, recomendamos que entre na nossa categoria de Economia e Negócios.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Para que serve um despachante