Partilhar

O que significam os termos ativo e passivo em contabilidade

Os ativos e os passivos são elementos chave da contabilidade de uma empresa, já que é a partir deles que são elaborados os balanços ou relatórios sobre a situação patrimonial da organização. É indispensável conhecer em que consiste cada um deles para poder realizar a comparação entre o ativo e o passivo, conhecendo assim o estado de contas da empresa. Por isso, em umComo explicamos-lhe o que significam os termos ativo e passivo em contabilidade.

Também lhe pode interessar: Como se classificam os ativos financeiros

Para que são usados os ativos e passivos?

Ativo e passivo é como se denomina as duas partes de que está composto um balanço, também chamado balanço geral ou balanço de situação, o relatório financeiro que reflete a situação do patrimônio de uma empresa em um determinado momento.

Este documento serve como fotografia da situação patrimonial e, se dispomos dos conhecimentos necessários, podemos fazê-lo nós mesmos ou encarregar profissionais experientes no setor da contabilidade. Da mesma forma, pode ser muito útil contar com um gestor de contas on-line, profissionais a nossa disposição que de forma rápida e simples nos ajudarão a manter em dia as contas de nosso negócio.

O que significa o ativo?

O ativo é o conjunto de bens, direitos e outros recursos de que uma empresa dispõe, sejam tangíveis ou intangíveis, daqueles que provavelmente a empresa obtenha benefícios econômicos no futuro.

Podemos distinguir diversos tipos de ativos:

  • Ativo não corrente ou ativo fixo: bens e direitos adquiridos com intenção de que permaneçam na empresa durante mais de um ano, que não foram adquiridos com fins de venda; como maquinarias e bens imóveis.
  • Ativo corrente ou ativo circulante: bens e direitos adquiridos com intenção de que permaneçam menos de um ano; como é o caso das existências.

O que significa o passivo?

O passivo são as dívidas que a empresa possui, as obrigações são recolhidas e representa o que se deve a terceiros: pagamentos a bancos, salários, provedores, impostos...

Para classificar os passivos, podemos diferenciá-los entre:

  • Passivo não exigível: fundos próprios propriedade dos titulares do Capital.
  • Passivo exigível: as dívidas que a empresa possui frente a terceiros e devem ser devolvidas a provedores, bancos ou outros credores.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que significam os termos ativo e passivo em contabilidade, recomendamos que entre na nossa categoria de Economia e Negócios.

Escrever comentário sobre O que significam os termos ativo e passivo em contabilidade

1 comentário
Márcio
Essas definições apresentadas de ativo e passivo estão ultrapassadas. As definições atuais constam no CPC 00: ATIVO é um recurso controlado pela entidade como resultado de eventos passados e do qual se espera que fluam futuros benefícios econômicos para a entidade; PASSIVO é uma obrigação presente da entidade, derivada de eventos passados, cuja liquidação se espera que resulte na saída de recursos da entidade capazes de gerar benefícios econômicos;

Voltar ao topo da página