O que significa FFOA

O que significa FFOA
Imagem: cerasis.com

A sigla FFOA é uma das mais usadas no mundo dos negócios, marketing e comunicações empresariais, por isso é possível que a tenha ouvido alguma vez. Cada uma destas letras tem um significado que é fundamental na hora de analisar uma organização, potenciá-la e melhorá-la para garantir seu crescimento. Quer saber mais? Em umComo.com.br explicamos a você o que significa FFOA.

O significado de FFOA

A sigla FFOA reúne as iniciais dos termos forças, fraquezas, oportunidades e ameaças. Eles são aplicados visando analisar uma organização tanto de forma interna como externa.

As forças e fraquezas da organização são de nível interno, relacionadas com os próprios processos da empresa. Por outro lado, as ameaças e as oportunidades são externas e têm a ver com elementos como o mercado ou a concorrência.

Forças

As forças da organização são as vantagens competitivas com as quais a empresa conta de forma interna e que permitem que se diferencie da concorrência. Processos, nível de qualidade, atendimento ao cliente, entre outros.

Oportunidades

As oportunidades apresentam-se de forma externa: trata-se de qualquer lacuna ou espaço onde a organização poderia se destacar ou onde a concorrência ainda não tenha atuado. Estas costumam ser analisadas com base nas forças da empresa.

Fraquezas

Assim como as forças, as fraquezas também são de tipo interno. Dentro da análise FFOA ou SWOT (em inglês), as fraquezas são todos os problemas e aspectos dentro da organização que devem ser melhorados ou eliminados usando uma estratégia adequada.

Ameaças

As ameaças são todos os aspectos externos que podem afetar a organização de forma negativa, por exemplo, as ações da concorrência, a situação política ou econômica, entre outros. É importante identificá-las para poder agir de acordo.

Leia também: O que significa ticolé

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que significa FFOA, recomendamos que entre na nossa categoria de Economia e Negócios.