Partilhar

O que não escrever no currículo

Por Nídia do Carmo. Atualizado: 16 janeiro 2017
O que não escrever no currículo

Um currículo é um documento muito importante que pode determinar seu futuro profissional. Se você está se candidatando a uma oportunidade de emprego, o documento deve representar a qualidade e eficácia do seu trabalho, não sendo muito maçador para atrair o recrutador. Se você está determinado a conseguir essa entrevista, não arrisque ser posto de parte por causa do seu currículo. Na hora de elaborar surgem algumas dúvidas: Será que essa informação é adequada? Devo mencionar todo o meu histórico profissional? Devo colocar uma foto no currículo? Existem formas de evitar excessos cometidos por candidatos: umComo esclarece suas questões nesse artigo que ensina o que não escrever no currículo.

Também lhe pode interessar: Como colocar o objetivo no currículo
Passos a seguir:
1

"Currículo" ou "Curriculum Vitae". Os anúncios não começam com a expressão "Vaga de Emprego", pois não? Não é necessário identificar o documento com o título habitual, ele deve falar por si só. Comece com o seu nome!

O que não escrever no currículo - Passo 1
2

Números de documentos. Não perca tempo a informar o recrutador do seu número de RG, CPF ou qualquer outro documento oficial. O recrutador quer bater o olho no resumo das suas qualificações, e não em quaisquer números que não o interessam.

3

Cargo/Área. Prefira sempre citar a área que pretende e não o cargo. Informando o cargo, você pode estar limitando suas opções e ser eliminado (as nomenclaturas variam de acordo com a empresa e a sua pode ser diferente).

4

Colocar foto. Essa questão depende muito do cargo a que você se candidata. Algumas empresas pedem foto, nesse caso não descarte mostrar seu visual. Se não for exigido, não coloque pois a foto pode ser interpretada de forma negativa. Se inserir, tenha atenção para não usar uma foto que colocaria no Facebook, por exemplo. Será vantajoso se a sua foto for simples e você tiver um aspeto profissional (e não festeiro).

5

Redes sociais. A não ser que você esteja procurando novos amigos na equipa de recrutadores, evite sempre mencionar endereços de mídias sociais. A única rede social liberada é o Linkedin, por ser uma plataforma relacionada com trabalho. Nunca partilhe com a empresa endereços de sites onde você partilha sua vida profissional.

6

Cursos desfasados. O recrutador valoriza a formação constante, mas você não deve inserir cursos realizados durante sua trajetória sem qualquer critério. Um curso sobre vinhos só será interessante numa candidatura na área gastronômica, por exemplo. Limite o seu currículo apenas a informação indispensável para não aborrecer o recrutador.

7

Formação/Experiência. Procure estabelecer um equilíbrio entre a quantidade de informação sobre formação e sobre experiência. O currículo deve retratar, de forma coerente, o seu percurso profissional. Não corte informações importantes que podem vender seu perfil, mas evite currículos muito extensos com informação desnecessária.

8

Características de comportamento. As companhias valorizam sua iniciativa e espírito de equipa, , mas evite estampar essa informação no currículo. Prefira informar o recrutador de resultados obtidos na sua carreira. Números são uma ótima referência, tente quantificar os seus resultados passados. As suas características comportamentais serão avaliadas na entrevista e não no documento.

9

Profissional social. Já passou o tempo em que o profissional socialmente responsável marcava pontos com o recrutador. Nem todas as companhias se importam com causas maiores e com sua participação nelas. Mesmo que valorizem esse tipo de ação, podem estar procurando um candidato com outro perfil. Pode mencionar essa informação durante a entrevista de emprego, mas evite inserir no currículo.

10

Língua portuguesa. Algumas empresas não exigem que você escreva de forma perfeita. No entanto, fica muito mal entregar um currículo com erros de ortografia. Não escreva no documento como quem está teclando com um amigo ou pode ser desclassificado. Procure usar o corretor ortográfico e dicionário ou peça a alguém com conhecimentos da língua para rever seu currículo.

11

Salário. Não inclua qualquer informação sobre salários no documento. Salário de cargos anteriores ou o salário desejado nessa vaga são proibidos. Essa informação poderá ser discutida em entrevista caso você seja selecionado. Coloque sua pretensão social apenas se for solicitado pela companhia.

12

Escolaridade. Se você inseriu informação sobre sua licenciatura, para quê incluir informação de ensino médio? Coloque apenas informação relevante para o cargo a que se candidata.

13

Hobbies. Não inclua seus Hobbies no documento. Se o recrutador quiser saber, ele perguntará na entrevista.

14

Certificados. Os documentos serão pedidos na entrevista caso sejam necessários. Evite incluir documentos extensos e aborrecidos que, ao invés de valor, só acrescentam tamanho ao seu currículo.

15

Assinatura. Não existe necessidade de assinar seu documento. O currículo está identificado, por isso evite incluir elementos facultativos como assinatura. Para mais conselhos sobre a elaboração do seu currículo, dê uma olhada nos artigos sobre como fazer um currículo específico e como fazer um currículo criativo.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que não escrever no currículo, recomendamos que entre na nossa categoria de Trabalho.

Escrever comentário sobre O que não escrever no currículo

1 comentário
Helton Araujo
Ótima Postagem!
Nídia do Carmo (Editor/a de umCOMO)
Oi Helton,

Muito obrigada pelo seu comentário!

O que não escrever no currículo
1 de 14
O que não escrever no currículo

Voltar ao topo da página