Partilhar

O que fazer se perder a carteira de trabalho

Por Paula Cassandra. Atualizado: 16 janeiro 2017

Com a carteira de trabalho é possível conseguir um emprego formal e contar com todos os direitos trabalhistas. Por isso, na hora de buscar o primeiro emprego é necessário emitir o documento. Também é importante saber o que fazer se perder a carteira de trabalho, pois além de atrapalhar a sua admissão e demissão de um emprego, ao perder esse documento não se tem mais o registro dos empregos anteriores, que ajudam a efetivar a aposentadoria. Para saber o que deve fazer, continue lendo este artigo de umComo em que explicamos tudo o que precisa saber.

Também lhe pode interessar: Como tirar a Carteira de Trabalho
Passos a seguir:
1

A Carteira de Trabalho e Previdência Social é um documento essencial a todos os trabalhadores brasileiros que estão no mercado formal. Por isso, ao perder a carteira de trabalho é preciso saber como proceder. O primeiro passo é ir à delegacia de polícia mais próxima informar que o seu documento foi roubado ou perdido para que seja realizado o boletim de ocorrência - BO. Muitos estados brasileiros já possuem delegacias online, onde é possível registrar perda ou roubo de documentos.

2

Com o boletim de ocorrência em mãos, o próximo passo é pedir uma segunda via da carteira de trabalho na sede da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do seu município ou na Gerência Regional do Trabalho. Hoje em dia, é comum que existam PATs – Pontos de Atendimento ao Trabalhador em diferentes localidades, inclusive, junto à prefeitura e sindicatos de algumas cidades.

3

É possível ainda solicitar a emissão de uma nova carteira de trabalho em agências que reúnam serviços aos cidadãos. Alguns exemplos são o Tudo Fácil no Rio Grande do Sul, o Poupatempo, em São Paulo, a Casa do Cidadão, no Ceará, o Ganha Tempo, em Goiás, e a Unidade de Atendimento Integrado, em Minas Gerais, entre outros e demais postos conveniados com o MTE – Ministério do Trabalho e Emprego.

O que fazer se perder a carteira de trabalho - Passo 3
4

Ao chegar a um desses locais, é preciso portar, além do BO, uma foto 3x4 recente e com fundo branco, documento de identidade (RG, certidão de nascimento ou casamento) e extrato do FGTS (ou outro documento que comprove o número da carteira de trabalho). Em alguns casos é preciso ainda ter a cópia da ficha de registro de empregado com carimbo do CGC da empresa e o termo de rescisão do contrato de trabalho devidamente homologado.

5

Ao receber a nova carteira de trabalho chega a hora de recuperar o registro de suas experiências profissionais anteriores. Para tanto, nos mesmos postos de atendimento é preciso solicitar o seu histórico no Caged – Cadastro Geral de Empregados e Desempregados ou na Rais – Relação Anual de Informações Sociais. É nesses sistemas onde os empregadores devem lançar as informações sobre a contratação de seus funcionários.

6

É possível ainda fazer uma consulta no portal da Previdência, pela internet, para conferir os vínculos empregatícios anteriores. Basta acessar o endereço eletrônico previdencia.gov.br e informar o NIT/PIS/PASEP e a senha (que precisa ser anteriormente retirada em uma agência da previdência social). Como as informações empregatícias foram lançadas no portal só a partir de 1976, quem teve um emprego antes dessa data precisa buscar a empresa pessoalmente para que os registros sejam refeitos.

7

Quando a empresa não existe mais devido à falência, a Justiça do Trabalho ou a Junta Comercial podem ajudar. Além disso, é possível que o empregador não tenha cumprido o seu dever de registrar os seus funcionários adequadamente nos sistemas existentes. Nesse caso, é preciso buscar pessoalmente a empresa para que o novo registro seja feito na carteira de trabalho. Caso o ex-empregador se negue a fornecer as informações, o trabalhador pode entrar com uma ação trabalhista.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que fazer se perder a carteira de trabalho, recomendamos que entre na nossa categoria de Leis.

Escrever comentário sobre O que fazer se perder a carteira de trabalho

1 de 3

Voltar ao topo da página