O que fazer se estiver recebendo seguro desemprego e encontrar trabalho

O que fazer se estiver recebendo seguro desemprego e encontrar trabalho
Imagem: news.netspeed.com.br

Quando se está desempregado há uma meta clara: encontrar um novo emprego e quando este chega em seguida surge a dúvida sobre o que fazer se estiver recebendo seguro desemprego: quais são os passos que devo seguir e por onde começar. É importante estar atento para não passar por alto nenhuma norma, mas o procedimento dependerá além do mais, do tipo de trabalho que você encontrar. Em umComo.com.br damos-lhe todas as dicas sobre este tema.

Passos a seguir:
1

O seguro desemprego poderá ser suspenso nas seguintes situações:

  • Quando o trabalhador for admitido num novo emprego;
  • Ou em situação de início de percepção de benefício de prestação continuada da Previdência Social, à excepção do auxílio-acidente e a pensão por morte, ou seja a partir do momento em que a pessoa passa a receber outra renda suficiente para conseguir subsistir, o seguro desemprego será suspenso.
2

Assim se o trabalhador que está recebendo seguro desemprego, for admitido para um novo emprego, o seguro desemprego será imediatamente suspenso.

Sugestão: Como consultar o seguro-desemprego pelo celular

3

Quando o trabalhador é admitido num novo emprego, a nova emprega terá de informar imediatamente a Caixa Econômica Federal, para se proceder à suspensão do seguro desemprego.

4

A suspensão do seguro desemprego por admissão em novo emprego, implica o não recebimento da totalidade do seguro desemprego a que tinha direito. No entanto, o trabalhador poderá receber as parcelas restantes, referentes ao mesmo período, caso venha a ser novamente dispensado sem justa causa.

5

Veja também este artigo sobre o seguro desemprego em que lhe mostramos como calcular o seguro desemprego.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que fazer se estiver recebendo seguro desemprego e encontrar trabalho, recomendamos que entre na nossa categoria de Trabalho.