Partilhar

O que fazer para ser um bom chefe

Por Nelson Ferreira. Atualizado: 16 janeiro 2017
O que fazer para ser um bom chefe
Imagem: boletimdoempreendedor.com.br

O que fazer para ser um bom chefe? Mais que ser chefe você precisa aprender a ser líder, este é um conceito básico que o guiará! Existem muitos tipos de chefes, no entanto um líder é mais que um chefe. Continue lendo este artigo de umComo e veja as nossas dicas sobre liderança para que o seu trabalho seja ainda melhor.

Vai precisar de:
Também lhe pode interessar: Como lidar com um chefe complicado

Domine o seu trabalho

Para você ser um bom chefe você precisa dominar o que faz, precisa saber e ter consciência de todo o trabalho que se desenvolve dentro da sua equipe. Não tem que ser o melhor em tudo, mas tem que saber um pouco de tudo, o que implica um desenvolvimento constante das suas capacidades. Tente estudar todos os processos dentro da sua equipe, só assim conseguirá pedir-lhes algo que seja exequível e estabelecer metas adequadas ao trabalho de cada um. Ou seja, primeira dica é isso mesmo, domine um pouco de todas as competências da sua equipe e perceba as suas necessidades, caso contrário poderá virar um chefe despreparado.

Seja um bom ouvinte

Como disse na introdução, mais que ser chefe você precisa aprender a ser líder e para isso tem que saber ouvir sua equipe. Entenda as suas necessidades, por vezes os membros da sua equipe podem não se expressar da melhor forma, quer seja por receio ou porque simplesmente não o conseguem fazer, como tal tente entender tudo o que a sua equipe lhe transmite e faça todos os possíveis para os ajudar.

O que fazer para ser um bom chefe - Seja um bom ouvinte

Seja rápido nas respostas

Ninguém gosta de esperar, mesmo falando de trabalho se você quer que seus colaboradores sejam produtivos e eficientes, faça o mesmo! Isto aplica-se não só a delegar tarefas, planejar procedimentos mas também em questões de ajustes ou correção de erros. Claro que rapidez não significa ser apressado, esteja seguro das suas capacidades e responda com clareza a todas as situações.

Lidere pelo exemplo

Ser um bom chefe significa que você é um dos exemplos a seguir! Será muito mais fácil motivar sua equipe se você for o tipo de pessoa no qual os seus colaboradores se revêm. Esforce-se todos os dias, tente ser o chefe que gostava de ter! Seja eloquente, fale olhos nos olhos com os seus colaboradores e dirija-se a eles como gostaria que o fizessem consigo.

O que fazer para ser um bom chefe - Lidere pelo exemplo

Motive

A palavra motivação surge sempre em qualquer manual de gestão, marketing e por aí vai, mas será que você está preparado para motivar? O primeiro passo está em si, você precisa estar motivado para poder convencer os outros daquilo em que acredita! Uma vez mais, motive com exemplos práticos, dia a dia, todos os dias! A motivação não é como o Natal, não tem hora nem dia marcado, faz parte do dia a dia de qualquer empresa. Todos temos dias menos bons e você como chefe tem todo o direito de os ter, mas sua equipe não precisa de saber nem de levar por tabela por isso. Se quer ser um bom chefe encontre o lado bom das coisas mesmo nos seus dias maus.

Não faça promessas que não pode cumprir

Seja pragmático! Pior que não motivar é fazer uma promessa que não sabe se poderá cumprir. Ser um bom chefe implica ter consciência do que pode ou não prometer para sua equipe. Todos os trabalhadores têm as suas expectativas e é natural que queiram receber mais, ter um cargo melhor, e mais benefícios, mas como chefe você terá que ter a capacidade de avaliar todas estas premissas e saber distinguir o que pode ou não prometer aos seus colaboradores.

Seja exigente

Se olhar e estudar um pouco da história de todos os líderes empresariais de sucesso com certeza não encontrará nenhum que não fosse exigente, mas o mais exigente que eles são, ou foram, é consigo mesmos! Uma vez mais tudo começa por si, se quer ser exigente com os outros, terá que ser exigente consigo mesmo. Estabeleça objetivos exigentes, mas exequíveis. Objetivos que possam ser alcançáveis.

Admita seus erros

Todos nós erramos e se você pensa que não erra é porque não está trabalhando bem. Ser um bom chefe implica tentar acertar o máximo número de vezes, sendo que acertar sempre é impossível, mas no dia em que errar esteja preparado para assumir esse erro e aprender com ele. Esta talvez seja uma das maiores capacidades de um bom chefe e consequentemente de um líder, a capacidade de aprender com os erros e de não voltar a fazer o mesmo.

Crie líderes

Este talvez seja o conselho mais sábio que lhe posso dar. Crie líderes dentro da sua equipe e aprenda a delegar tarefas. Para se ser um bom chefe, e como tal, um bom líder, terá que ter a capacidade de criar líderes. Não veja os trabalhadores da sua equipe como uma ameaça ao seu posto de trabalho. Ensine o que sabe sem medo de ser ultrapassado, pratique um pouco o desapego do seu "posto" e partilhe conhecimento.

Não espere elogios

Não faça o seu trabalho de "chefe" esperando elogios, faça-o porque gosta do que faz. Um dos primeiros passos para ser um bom chefe é fazer o seu trabalho com a expectativa de se superar todos os dias, encontre nisso a sua motivação e não na possibilidade de ser reconhecido pelo que faz. Procure melhorar todos os dias, esforce-se por evoluir e estar a par de todas as evoluções do seu negócio. Tudo isto faz parte do que você precisa fazer para ser um bom chefe. Comente as suas estratégias e dê também os seus conselhos para ser um bom chefe, quem sabe se seu chefe não vê este post!

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que fazer para ser um bom chefe, recomendamos que entre na nossa categoria de Trabalho.

Conselhos
  • Para ser um bom chefe você precisa estar se questionando constantemente, é natural que tenha dúvidas e que não saiba tudo, nem como agir em determinadas situações. Aprenda todos os dias com os seus colaboradores.

Escrever comentário sobre O que fazer para ser um bom chefe

O que fazer para ser um bom chefe
Imagem: boletimdoempreendedor.com.br
1 de 3
O que fazer para ser um bom chefe

Voltar ao topo da página