O que faz um auxiliar administrativo

O que faz um auxiliar administrativo
Imagem: primecursos.com.br

As atividades administrativas de uma empresa requerem cuidados exclusivos e profissionais habilitados para a ocupação do cargo. Normalmente, quando alguém é questionado sobre sua ocupação no mercado de trabalho, diz sem pestanejar: auxiliar administrativo. No entanto, não sabem especificar exatamente qual a finalidade do seu trabalho para a empresa. Em umComo.com.br, você poderá sanar todas as dúvidas que tem a respeito do cargo e, assim, poderá candidatar-se à função ou especificar, com certeza, por que seu cargo é indispensável para a área comercial.

A função

O auxiliar administrativo atua na área administrativa de uma empresa ou organização. Não tem um nicho específico, então pode atuar em vários setores: secretaria, administração, financeiro.

Requisitos/Habilidades

Um bom auxiliar administrativo deve ter:

  • noção básica de escrita - isso porque ficará a cargo dele os registros (atas) de reuniões, memorandos, cartas e outros documentos. Assim sendo, deve saber exatamente quais as diferentes linguagens que deverá utilizar em cada uma delas. Sem esquecer que não pode, em hipótese alguma, deixar o texto com duplo sentido ou com uma mensagem errônea, além de prezar pelo uso da norma culta de nossa Língua.

  • noção básica de informática - o uso do computador é, hoje, indispensável para o bom funcionamento de uma empresa. Tudo pode ser acessível a apenas um clique, e o profissional da área administrativa deve saber exatamente como usá-lo. Uma vez que ele terá que elaborar apresentações para reuniões, por exemplo; ou terá que trabalhar com algumas planilhas e/ou documentos em meio eletrônico.

  • noção básica de organização de eventos - o auxiliar administrativo é quem, na maioria das vezes, organiza jantares, reuniões, apresentações e outros eventos da empresa/instituição.

  • organização - deverá primar pela organização da empresa, de arquivos e do setor em que está inserido.

  • noção orçamentária - pois, é ele quem vai solicitar a compra de materiais para o setor, como papel, lápis, caneta, dentre outros. E não poderá estourar o orçamento setorial. Além de, em algumas empresas, ter que efetuar pagamentos de faturas bancárias, contas, ou elaborar o faturamento mensal/anual.

  • noção de atendimento ao público - o auxiliar administrativo deverá, em alguns casos, estar em contato direto com o público externo ou interno. Assim, deverá saber como deve tratar seus colegas de trabalho ou seus clientes.

  • percepção do mercado de trabalho - o profissional deverá manter-se atualizado e deverá, sempre que julgar necessário, sugerir possíveis mudanças ou atualizações para aquilo que já está habituado a fazer, de modo a facilitar e a desenvolver novos modelos de trabalho, o que tornará tudo menos cansativo e maciço.

  • boa comunicação oral e escrita - o que irá facilitar sua convivência com os demais funcionários da empresa ou com seus clientes.

  • bom equilíbrio emocional - é preciso ter em mente que, no mercado de trabalho, trabalha-se sob muita pressão.

Imagem: seumadroga.com

Formação Necessária

Não há um grau de escolaridade cobrada para o cargo. No entanto, a maioria dos empregadores optam pela contratação de profissionais com, no mínimo, o Ensino Médio completo. Por terem noção de escrita, informática, dentre outros.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que faz um auxiliar administrativo, recomendamos que entre na nossa categoria de Trabalho.