Partilhar

O que falar em uma entrevista de emprego

Imagem: cleaningbusinesstoday.com

Há uma etapa dos processos seletivos, pelo menos na maioria, que deixa os candidatos às vagas de emprego com especial ansiedade: a entrevista. Esse evento é tratado com especial importância pelos entrevistadores, pela proposta de uma análise pontual do candidato entrevistado, face a face, quando será possível apreciar sua habilidade de resposta e expectativas. Para o entrevistado, há perspectivas distintas que dependem da preparação para a entrevista, que variam desde a confiança daquele que se preparou para a ocasião, até o terrível pesadelo dos desavisados.

Em umComo.com.br preparamos este artigo para auxiliar quem está se preparando para uma entrevista. Para que o leitor tenha êxito na interlocução decisiva, abaixo estão elencadas algumas dicas sobre o que falar em uma entrevista de emprego.

Também lhe pode interessar: Como fazer uma entrevista de emprego
Passos a seguir:
1

Fale sobre a empresa – demonstre que está inteirado sobre a organização da qual deseja fazer parte, discorrendo sobre seus princípios, principais produtos, atuação no mercado, etc.

Importante: Isso irá demandar uma pesquisa prévia sobre a empresa, embasando o discurso.

O que falar em uma entrevista de emprego - Passo 1
Imagem: blog.isocial.com.br
2

Fale sobre seus defeitos – antes da entrevista, reflita e exercite uma franca autoanálise, pontuando suas limitações e, pensando em suas implicações, trace o plano para superá-las. Durante o diálogo com o entrevistador, não oculte os defeitos, nem valorize-os demasiadamente. Exponha suas dificuldades e explicite como pretende contorna-las, demonstrando autoconhecimento e autenticidade.

3

Fale sobre suas qualidades – Neste ponto, a moderação é tão essencial quanto a sinceridade. Não tenha medo de verbalizar suas potencialidades, mas faça isso de forma prudente. Evitando exageros prepotência, “venda sua marca” enfatizando como suas qualidades podem ser o diferencial procurado pela empresa contratante.

Imagem: oneday.wpengine.netdna-cdn.com
4

Fale sobre empregos anteriores – Quando questionado sobre ocupações anteriores em outras empresas, seja claro e objetivo. Preocupe-se com o que interessa para que o entrevistador tenha uma visão geral de seu desempenho e experiência profissional. Evite o foco em possíveis desavenças e críticas à organização, mantendo a ética e profissionalismo acima das impressões pessoais.

5

Fale sobre suas expectativas – O contrato de trabalho irá formalizar uma relação baseada nas mútuas expectativas nutridas entre o colaborador e a organização. A bem da verdade, ao ouvir sobre o que você espera do trabalho e da empresa, o entrevistador terá uma impressão sobre o que esperar do futuro colaborador e seu desenvolvimento profissional. Esclareça suas pretensões como parte de uma equipe de trabalho, desejo de ascensão na empresa, carreira, etc. A demonstração de interesse no crescimento profissional será compreendida e desenvolvida como crescimento para a organização.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que falar em uma entrevista de emprego, recomendamos que entre na nossa categoria de Trabalho.

Escrever comentário sobre O que falar em uma entrevista de emprego

1 comentário
Antonio Reges da Silva
Fiz uma entrevista reente e depis fui chamado para um teste psicológico onde fiz redação teste de figura onde marcava 01 05 08 11 correto em quadros acertei, atraz da folha tinha a mesma coisa onde ticha que fazer amesama coisa com o desenho que tinha na frente da folha e marcar uma linha vertical onde foi marcado um tempo, e quase terminando o tempo acabou. E por ultimo foi tirado uma foto milha. Pergunta qual o otivo disso tudo e da foto?.

Imagem: cleaningbusinesstoday.com
Imagem: blog.isocial.com.br
Imagem: oneday.wpengine.netdna-cdn.com
1 de 4

Voltar ao topo da página