Partilhar

O que é o preço da oportunidade

O que é o preço da oportunidade

Você dedica uma boa parte do tempo do seu dia para tomar decisões. E mais, podemos dizer que tomar decisões de forma racional é o que diferencia os seres humanos das outras espécies, por isso, o caminho que você decide tomar na vida depende do conjunto de decisões que vai adotando ao longo desta. O preço da oportunidade, como veremos, está intimamente relacionado com a tomada de decisões, e lhe mostraremos mais neste artigo de umComo.com.br

Também lhe pode interessar: O que é monopólio

O que é o custo de oportunidade

O preço ou custo da oportunidade, é a forma que tem para denominar aquilo a que renuncia quando decide tomar uma decisão. Isto é, realmente é o nome dado a algo ao tomar uma decisão, dai vem o nome.

Graças a este preço, pode avaliar as diferentes opções que se apresentam, de tal maneira que se torna simples saber o que na realidade deseja escolher.

Este preço não é somente em forma de dinheiro, mas também, por exemplo, na forma de uma oportunidade na qual decide empregar o seu tempo, se ir ao cinema ou ver um filme em casa em um dia livre.

O preço de uma oportunidade pode ser sempre medido?

Este preço nem sempre pode ser medido de forma monetária, colocamos alguns exemplos:

  • Você encontra com amigos em um bar e não sabe se pedir um café ou não, já que não dispõe de muito dinheiro. Neste caso, é o preço mensurável, uma vez que sabe quanto custa o café e em que outra coisa poderia investir esse dinheiro.
  • Você tem 16 anos e acaba de concluir o ensino médio. Se encontra com duas circunstâncias, continuar estudando ou continuar trabalhando. Se escolhe continuar estudando, o seu custo de oportunidade seria o dinheiro que poderia ganhar trabalhando, e se decide trabalhar, o seu custo de oportunidade seria o maior salário que poderia receber quando adulto, baseado nos seus estudos. Portanto, ainda que pudesse ter uma ideia aproximada, o preço de oportunidade desta decisão não pode ser medido.

Na realidade, podemos deduzir que todas as suas decisões têm um custo de oportunidade seja ela em tempo ou em dinheiro.

O custo de oportunidade na economia

O custo de oportunidade é uma constante discussão na economia e nos negócios, na hora de tomar decisões para poder escolher a decisão mais rentável, isto é, aquela pela qual você obterá um maior benefício com os mínimos recursos possíveis.

Tem que ter em conta a grande quantidade de opções que se apresentam na hora de decidir, elaborando um estudo de mercado à respeito. Por exemplo, imagine que teve $100.000 de lucro no ano passado na sua empresa. Algumas das possíveis decisõesseriam:

  • Investi-los em renda fixa e obter um rendimento assegurado.
  • Investi-los em renda variável e obter um rendimento variável.
  • Contratar mais mão de obra para produzir os seus produtos.
  • Comprar mais maquinaria ou fazer melhorias nestas para produzir mais.
  • Investi-los em publicidade para obter maiores vendas.
  • Dedicar à investigação e ao desenvolvimento de novos produtos.

Como vê, não são poucas as possibilidades que tem, por isso, deveria realizar estudos exaustivos de cada uma delas para dar o uso mais rentável ao seu dinheiro.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que é o preço da oportunidade, recomendamos que entre na nossa categoria de Economia e Negócios.

Escrever comentário sobre O que é o preço da oportunidade

O que é o preço da oportunidade
O que é o preço da oportunidade

Voltar ao topo da página