Partilhar

O que é o neoliberalismo?

Por Yuri Ferreira. Atualizado: 16 janeiro 2017
O que é o neoliberalismo?
Imagem: epochtimes.com.br

Você já ouviu falar do termo "neoliberal" ou o termo "neoliberalismo"? O neoliberalismo é um método econômico bastante moderno, baseado na lógica do capitalismo e vigente em alguns países do mundo hoje. Possuidor de uma lógica e de uma antecedência bastante complexo, esse modelo econômico deve ser analisado com bastante sensatez e sem parcialidade. É um tema muito complexo dentro de economia, sendo alvo de debate inclusive na visão de muitos economistas, pois a sua existência é questionável. Nesse artigo desenvolvido por umComo, descobriremos o que é o neo liberalismo e dissecaremos todas as questões que o envolvem, retirando todas as suas dúvidas.

Também lhe pode interessar: O que é a Moody's

Como surgiu o neoliberalismo

O capitalismo como conhecemos existe desde a revolução industrial, com as fábricas, o comércio, os trabalhadores, os patrões e o dinheiro. A acumulação de capital e o lucro surgiram e daí se desenvolveu um sistema econômico, onde a acumulação de riquezas se tornou objetivo social.

A primeira fase do capitalismo seguia os preceitos do Liberalismo. Os empresários eram os criadores de riqueza, e, portanto deveriam ser livres para executar o trabalho da maneira que quisessem. Se um patrão quisesse deixar seu funcionário trabalhando por 18 horas ao longo do dia, ou se ele quisesse contratar crianças, ele podia. Se ele resolvesse demitir todos os seus funcionários e contratar outros, ele poderia. Além disso, todas as atividades econômicas eram privadas, sendo bastante difícil observar a existência de empresas estatais.

Após a crise de 1929 (imagem da quebra da bolsa de Manhattan) e a Segunda Guerra Mundial, houve um sistema chamado de Keynesianismo. Desenvolvido pelo economista John Mayard Keynes, esse modelo econômico buscava que o estado centrasse as atividades econômicos e as regulasse. Traduzindo pro mais simples: o governo daria incentivo ao consumo, criaria empresas para empregar a população, não deixaria empresas falirem, fixaria a taxa de juros, cobraria altos impostos para manter a distribuição de renda e deixaria mais dinheiro circulando no mercado. Parece ótimo, não é?

O problema é que esse sistema começou a gerar inflação em grandes países e muitos economistas, como Frederic Hayek, observaram que o estado não deveria influenciar na economia. Ele deveria cuidar de suas funções básicas, mas deveria deixar os empresários e os trabalhadores se virarem, criando a chamada liberdade econômica. Então, alguns governos resolveram buscar alternativas dentro desse método. Essas alternativas e essas práticas são o neoliberalismo.

O que é o neoliberalismo? - Como surgiu o neoliberalismo
Imagem: swissinfo.ch

O neoliberalismo em prática

O neoliberalismo surge então com Margaret Thachter, primeira ministra inglesa de 1979 a 1990. Nesse período ela reduziu direitos trabalhistas, como seguro desemprego, reduziu o salário mínimo e reduziu impostos. Além disso, o seu trunfo foi a privatização de empresas públicas, criando um governo menos inflado e (em tese) mais eficiente. Apesar de tudo, o desapego não era total e o estado ainda detinha controle sobre os processos econômicos.

O maior exemplo de tentativa no Brasil de recriar o processo de neoliberalismo foi a política de Fernando Henrique Cardoso, que reduziu consideravelmente o número de empresas públicas. A Vale do Rio Doce, a Telefônica e a Light, eram, antigamente, do estado. Após FHC, elas se tornam privadas. Esse foi o processo de desestatização ou privatização. Na era FHC também se clarificou o plano real, que buscava reduzir a influência do estado sobre a moeda e também controlar a inflação. Nisso, ele foi bem sucedido. Atualmente, as privatizações e o excesso de neoliberalismo se assemelham à política de austeridade econômica.

Portanto, o neoliberalismo é o modelo econômico que busca reduzir o estado e tornar a concorrência maior, buscando reduzir problemas para os empresários e para a produção econômica.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que é o neoliberalismo?, recomendamos que entre na nossa categoria de Economia e Negócios.

Escrever comentário sobre O que é o neoliberalismo?

O que é o neoliberalismo?
Imagem: epochtimes.com.br
Imagem: swissinfo.ch
1 de 2
O que é o neoliberalismo?

Voltar ao topo da página