O que é o macroambiente de uma empresa

O que é o macroambiente de uma empresa
Imagem: puntoco.bligoo.com.co

São muitas as variáveis externas que podem interferir no funcionamento da empresa, seja para melhor ou para pior. Estes fatores não dependem da atividade comercial, mas de fatores alheios que não só afetam as empresas, mas o conjunto da população. É conhecido como o macroambiente da empresa, para englobar todos eles. Neste artigo de umComo.com.br vamos explicar a você o que é o macroambiente de uma empresa.

Definição de macroambiente

O macroambiente de uma empresa é o termo que se utiliza para englobar todas aquelas variáveis externas que afetam a atividade empresarial. Estas variáveis geralmente não só afetam a empresa, mas o conjunto da sociedade e de suas atividades, e englobam matérias relativas à população, questões legais ou tecnológicas.

É essencialrealizar uma boa análise do macroambiente de uma empresa, já que conhecendo em que situação desenvolvemos nossa atividade poderemos proteger-nos daquelas questões que possam se tornar nocivas, e aproveitar aquelas situações que nos permitam aumentar as vendas.

Dimensões do macroambiente

Tradicionalmente o macroambiente empresarial dividiu-se em 7 dimensões a estudar e valorizar, que são as seguintes:

  • Demografia: estrutura da população, idade, movimentos migratórios, taxas de natalidade e mortalidade.
  • Econômicas: renda, evolução do PIB atual, inflação, política monetária e fiscal do Governo, desemprego, taxa de juros, tipos de câmbio.
  • Culturais e sociais: estilos de vida, grupos sociais, preocupações sociais, mudanças nos valores da sociedade ou consumo de drogas, entre outros.
  • Legal: barreiras de entrada e saída em um mercado, jurisprudência, ou regulamentação de temas concretos.
  • Política: divisão em províncias/estados, lobbies, sistema político, grupos com um grande poder no país.
  • Meio ambiente: nível de degradação, preocupações sociais, zonas protegidas, legislação protetora.
  • Tecnológica: infraestruturas, patentes e inovações, I&D ou produtividade das indústrias.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que é o macroambiente de uma empresa, recomendamos que entre na nossa categoria de Economia e Negócios.