Partilhar

O que é monopólio

Por João Santos. Atualizado: 16 janeiro 2017
O que é monopólio
Imagem: economia.culturamix.com

O monopólio acontece, em situação econômica, quando uma só empresa domina o seu setor, ou seja, apenas uma empresa se apodera da comercialização e respetiva venda dos seus produtos. Esta palavra deriva da junção de duas palavras gregas, monos que significa "um" e polein que significa "vender". Existem vários momentos em que é propício o aparecimento destes monopólios. Ao longo deste artigo o umComo explica mais detalhadamente como e quando eles aparecem.

Também lhe pode interessar: O que é a Moody's

Definição de monopólio

O monopólio financeiro é um cenário em que não existe mais que uma empresa a controlar um nicho de mercado, ou caso exista, os seus concorrentes são quase invisíveis. A prática desta política por empresas no Brasil é proibida devido a diversas colunas regulamentares e bem estar social. Caso aconteça e na impossibilidade de garantir que novos concorrentes entrem para a corrida, existem dispositivos legais que evitam o domínio dessa empresa naquele setor, de forma a não prejudicar e inflacionar o preço a que os consumidores irão adquirir o produto.

Semelhante ao monopólio existe o oligopólio, que acontece quando existe mais do que uma empresa a controlar o mercado, no entanto as poucas empresas que o controlam detêm grandes parcelas do mesmo. Assim a subida e descida dos preços não irá afetar nem a Demand nem a Supply. Neste caso a concorrência é gerida mais em função da qualidade, da garantia e da fidelização de clientes e não tanto pelo fator preço.

Um exemplo bastante concreto de um mercado monopolista é o do mercado da exploração e produção de energia e combustíveis, em que a Petrobras S.A. detém este setor por completo. Como se trata de um produto que influencia diretamente o bem comum o estado impões regras extremamente concisas para que os consumidores brasileiros não sejam afetados com a repentina alteração de preços.

Consequências do monopólio

Quando as empresas se encontram nesta situação de controlar o mercado por completo são várias as vertentes que são afetadas.

  • A livre concorrência é afetada, pois os novos entrantes vão ser incapazes de praticar o mesmo preço que a empresa dominante, desta maneira a impossibilidade de gerar lucro é insuficiente para as suas despesas e possivelmente o encerramento será a melhor opção
  • As empresas não se têm de preocupar com a inovação dos produtos devido à escassez de produtos substitutos. Existe um desincentivo em aumentar a tecnologia de produção e dos seus produtos devido à concorrência desleal existente
  • Na ótica da empresa, a tentativa de manter o cenário monopolista inclui gastos em rendas e recursos com o objetivo de serem atingirem a totalidade

A deslealdade com que estas empresas enfrentam os consumidores é um atentado ao bem estar social e ao desenvolvimento da economia. Apesar de nem sempre o monopolista poder praticar o preço que deseja nem de obter sempre lucros, este agente impossibilita a criação de metas e cria barreiras à entrada de novos concorrentes.

O que é monopólio - Consequências do monopólio
Imagem: grist.org

Monopólios que o deixam de ser

Por vezes, quando um novo produto ou serviço, entra para o mercado apenas existe uma empresa que detém esse bem. Nesse ponto inicial é essa empresa que, mediante os seus custos, irá ditar o preço que quer. No entanto esta ocorrência não tende muito até que seja desencadeada uma luta por comercializar esse bem.

Isto acontece porque as empresas apercebem-se de que também têm as condições necessárias à fabricação desse produto e que não estão a produzi-lo visto que não existem entraves. Desta forma novas empresas, que têm possibilidade de competir com os preços da empresa inicial, entram para o mercado iniciando uma luta de preços constante com o objetivo de rentabilizar ao máximo as suas vendas.

O final desta guerra de preços resulta em que o produto seja vendido por todas as empresas ao mesmo preço, visto que um aumento de preço mínimo por parte de uma empresa irá fazer com que os consumidores recorram às alternativas existentes naquele setor.

Veja também as definições do umComo para as seguintes situações:

O que é monopólio - Monopólios que o deixam de ser
Imagem: rbr.com

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que é monopólio, recomendamos que entre na nossa categoria de Economia e Negócios.

Escrever comentário sobre O que é monopólio

O que é monopólio
Imagem: economia.culturamix.com
Imagem: grist.org
Imagem: rbr.com
1 de 3
O que é monopólio

Voltar ao topo da página