O que é microeconomia

O que é microeconomia
Imagem: euacheiprimeiro.com

Na área de economia, existem diversas áreas de estudo que tornam a ciência mais específica e mais profunda. Para analisar os processos econômicos é necessário diferenciar qual a dimensão deles e especificar se eles cabem dentro de diversas categorias do estudo econômico. A microeconomia, por exemplo, é um campo da economia que possui diversos conhecimentos específicos que devem ser conhecidas por todos. Para saber mais sobre economia, você deve compreender o que é microeconomia e o umComo desenvolveu esse artigo para você.

Definição de microeconomia

A microeconomia é a maneira de estudo da economia que observa as relações individuais da economia, muito se assemelhando à contabilidade. A microeconomia trata dos processos de oferta e demanda, dos empresários, dos compradores e da distribuição de riqueza em pequenos ambientes, sem envolver as questões geopolíticas ou técnicas que são observadas no processo de estudo da Macroeconomia.

A microeconomia tem por definição uma visão de relação entre consumidores e vendedores, especificamente. Os preços, os valores e as relações de valor serão estudadas, por exemplo, em uma loja. O estudo microeconômico geralmente será relacionado à lei de oferta e demanda, teoria básica da economia moderna. Essas observações e as teorias que envolvem toda essa conceituação da economia em pequenos ambientes são chamados de estudos microeconômicos.

Apesar disso, a microeconomia não deixa de estar ligada à Macroeconomia pois uma sempre influi na outra. As questões macroeconômicas, como a inflação, o valor da moeda e oferta de emprego estão constantemente ligadas as microeconômicas e vice-versa. Por esses motivos, deve-se ter em consciência que estas duas áreas do conhecimento econômico possuem conexão quase que inseparável.

Teorias da microeconomia

A microeconomia possui três grandes temas que serão objetos de estudo de todos aqueles que tem interesse pelo tema. A teoria do consumidor é aquela que busca compreender totalmente a situação do consumidor e como dele emanam as trocas de valores e de riqueza. A teoria de Empresa é uma maneira de observar o processo microeconômico através do empregador, vendo a acumulação de capital sob uma visão de oferta e demanda sobre o produto e a mão de obra. A teoria da produção é aquela que busca observar os processos de produção através da transformação da matéria prima em produto e todas as observações do capital que são feitas durante esse processo.

Ambas as teorias tem como viés a observação crítica e realística a teoria da oferta e da demanda, que regem os processos da microeconomia como um todo. A demanda, o preço e a oferta são os principais aspectos observados quando se faz o estudo microeconômico.

Sua aplicação é simples pois provém de diversos processos comuns dentro da nossa vida, como ir a rua comprar um pão. Estudar a micreconomia é observar todos os processos que envolvem a compra dessa pão. Desde a situação das minhas contas em casa até a disponibilidade de pães na fornecedora serão aspectos estudados dentro da microeconomia. Trocando em miúdos, a microeconomia tem como função compreender os processos do capital dentro de pequenos casos, como empresas, famílias e indivíduos.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que é microeconomia, recomendamos que entre na nossa categoria de Economia e Negócios.