Partilhar

O que é austeridade

Por Yuri Ferreira. Atualizado: 16 janeiro 2017
O que é austeridade
Imagem: esquerda.net

A crise internacional de 2008 causou grandes problemas às economias de diversos países, como Portugal, Espanha, a Grécia e hoje o Brasil. Essas crises nacionais são causadas por diversos problemas, como excessivos gastos, falta de investimento no país e redução do consumo interno. Esses problemas da economia podem ser consertados através de diversas medidas e ajustes. Hoje a Grécia, Portugal e Brasil vivem sobre a política de austeridade, uma das saídas econômicas para a crise que se instaurou sobre esses países. Para entender o que é austeridade, continue lendo esse artigo de umComo.

Também lhe pode interessar: O que é bolha econômica

A crise econômica

A crise econômica do capitalismo é um processo muito comum que o mundo já viu diversas vezes desde 1873. Inadimplência (débito), capital acumulado na mão dos investidores, medo do socialismo e sanções protecionistas sobre produtos básicos são geralmente as motivações das crises.

Em 2008, o mundo viu uma crise eclodir. Essa crise foi iniciada pela inadimplência americana sobre as casas, mas como um efeito dominó afetou o mundo todo. Os países mais afetados com isso eram países cujas economias eram baseadas em commodities (matéria prima) e em turismo. A Grécia, a Espanha, Portugal e Itália foram os países que mais foram afetados por essa crise, buscando uma solução econômica proposta pelos países que lhes emprestaram dinheiro. Essa solução é a austeridade.

Austeridade

Quando você precisa de dinheiro emprestado, existem algumas condições que a pessoa que lhe emprestará o dinheiro faz. Desde prestação de contas até prazos de pagamentos, existem exigências que lhes são feitas. Quando um país pede um empréstimo, a mesma coisa acontece.

A austeridade é uma série de políticas de redução de gastos do governo em áreas básicas, como saúde, educação e previdência social (os chamados serviços sociais ou subsídios). Isso ocorre pois os países e bancos internacionais querem expandir o investimento dentro do país e a redução de funções do governo é um atrativo para os empresários.

A austeridade na Grécia e em Portugal cortou dinheiro de escolas, de moradia popular, do saneamento básico, da saúde, da previdência dos aposentados. Essas medidas cortam gastos do governo, logo, cortam impostos e assim tornam o país mais atrativo para os investidores que estão ligados ao banco que emprestou o dinheiro. Isso é uma troca de favores.

O Brasil começou o seu processo de austeridade moderada para salvar o governo de estourar suas contas e afastar o investimento do país. Isso é representado pelos ajustes fiscais que Dilma aprovou após sua reeleição. Milhões de reais foram retirados da Educação, Saúde, Transportes dentre outros ministérios.

Na imagem, manifestante português se posicionando contra a austeridade.

O que é austeridade - Austeridade
Imagem: publico.pt

Alternativas

Seria ingênuo achar que a austeridade é o único caminho que pode salvar as contas de um país. O calote é comum e muitos países já partiram pra essa estratégia. A Argentina deu um calote de 95 bilhões de dólares em 2001 e hoje tem uma economia muito estável e melhor do que a da Grécia e a do Brasil. O Brasil também já deu mais de 10 calotes durante toda a sua história.

O calote é prejudicial no primeiro momento, mas é um bom passo para conseguir alcançar a reestruturação econômica do país. Existe outra alternativa a austeridade, no caso, a estatização dos meios de produção e o aumento de impostos pode ser um caminho. A Rússia de 1917 escapou da crise em que viviam com o socialismo soviético.

De qualquer forma, é muito importante entender o que é austeridade e o que ela significa pra nós, hoje.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que é austeridade, recomendamos que entre na nossa categoria de Economia e Negócios.

Escrever comentário sobre O que é austeridade

O que é austeridade
Imagem: esquerda.net
Imagem: publico.pt
1 de 2
O que é austeridade

Voltar ao topo da página