Partilhar

O que é a Moody's

Por Yuri Ferreira. Atualizado: 16 janeiro 2017
O que é a Moody's
Imagem: viomundo.com.br

Recentemente, em todos os jornais e noticiários do Brasil, houve uma notícia de rebaixamento da nota do Brasil em tal de índice Moody's. Mas o que isso significa? O que é a Moody's? Nossa vida realmente muda com rebaixamento dessa nota? É isso que veremos nesse artigo, que buscará resolver todas as suas dúvidas e questionamentos acerca dessa agência de consultoria de investimentos. Continue lendo esse artigo de umComo e descubra o que é a Moody's.

Também lhe pode interessar: O que é a Fitch Ratings

O que é a Moody's

A Moody's é uma agência de classificação de risco de crédito, ou seja, a missão dela é analisar qual é o risco de perder dinheiro em algum tipo de investimento. Sua função é analisar governos, títulos nacionais, grandes empresas e conglomerados econômicos, comprovando a eficácia dos investimentos que podem ser feitos.

Esse tipo de agência é um parâmetro para grandes investidores aplicarem seu crédito, visto que se o risco for muito alto, não é bom perder dinheiro. Existem diversas agências de classificação do crédito, como a Standart & Poor's e a Fitch, e cada possui seus parâmetros de notação para risco de investimento. O rebaixamento de nota em qualquer uma dessas agências pode acabar com a reputação de uma empresa ou de uma economia nacional, como aconteceu recentemente com o Brasil.

Como os recursos de crédito são reduzidos, o país tem que apelar mais para conseguir recursos econômicos e consequentemente acaba se aprofundando em uma crise econômica. Isso gera desemprego, inflação, redução da economia. Ou seja, essa constatação pode ser além de errônea, destruidora para uma nação.

Recentemente o Brasil teve sua nota reduzida na escala Moody's, porém há de se saber que a Moody's possui um histórico recente de falhas (principalmente na época da crise econômica de 2008, quando classificou positivamente o Bank Of America, que faliu uma semana depois). Apesar de poder estar errada, a Moody's ainda é uma agência de classificação de crédito muito importante para nós.

O rebaixamento do Brasil na Moody's

O que significa o rebaixamento do Brasil na Moody's? Muita coisa, principalmente depois que o Brasil foi rebaixado em sua classificação também no Standart and Poor's e na Fitch Ratings. Apesar da Moodys não possuir grande grau de reconhecimento dentro do mundo dos investimentos, a percepção de crise econômica aumentou e com o rebaixamento da S&P algumas semanas depois, a situação de crédito no Brasil se tornou um pouco mais crítica, tornando a crise um monstro que parece muito difícil de se lutar contra.

O país está abalado no crédito, na venda de carros, na produção de alimentos, juros bancários, taxa de juros, tudo isso será afetado pela crise e pelas medidas de austeridade que o governo começou a tomar. Existe uma crise econômica no Brasil e a nota de investimento que a Moody's deu ao Brasil possui enorme influência em tudo isso. Obviamente, o Banco Central e o Ministério da Economia não ajudaram e o trem saiu da carretilha. Segurem os seus chapéus pois graças a falta de segurança de crédito, o Brasil está passando e passará por uma das maiores crises econômicas da história.

O que é a Moody's - O rebaixamento do Brasil na Moody's
Imagem: buzzsouthafrica.com

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que é a Moody's, recomendamos que entre na nossa categoria de Economia e Negócios.

Escrever comentário sobre O que é a Moody's

O que é a Moody's
Imagem: viomundo.com.br
Imagem: buzzsouthafrica.com
1 de 2
O que é a Moody's

Voltar ao topo da página