Partilhar

O que é a Fitch Ratings

Por Yuri Ferreira. Atualizado: 16 janeiro 2017
O que é a Fitch Ratings
Imagem: eletrolar.com

A Fitch Ratings é uma das mais famosas agências de classificação de crédito do mundo. Reconhecida internacionalmente por economistas, investidores e conglomerados financeiros, não há dúvida de que a Fitch é uma grande empresa no setor macroeconômico mundial e que sua influência em nossa vida é plena e direta na nossa vida, sendo muito importante para a situação financeira e econômica de países e empresas. Nesse artigo do umComo, buscaremos explicar O que é a Fitch Ratings e qual é a sua influência em nossas vidas.

Também lhe pode interessar: O que é a Moody's

O que é a Fitch Ratings

A Fitch Ratings é uma empresa americana de análise de classificação de crédito. Sua função é basicamente executar uma avaliação acerca da segurança de investimento de países e empresas. Ela busca analisar o risco de investimento em crédito de países, empresas, fundos financeiros e blocos econômicos.

Essas avaliações guiam grande parte dos investidores do mundo para redirecionamento de recursos, podendo variar entre a boa avaliação e a má avaliação, além do desenvolvimento de análises privadas mediante contratos. Essas avaliações são muito poderosas e podem causar uma queda de investimentos ou uma subida de capital no país, pois sua necessidade é altíssima para guiar fundos de investimento, grandes investidores, agências de disponibilidade de crédito, instituições financeiras e bancos nacionais, para que os investimentos não sofram com o risco e com a instabilidade de crédito.

Além da Fitch Ratings, existem diversas outras agências de análise de crédito, como por exemplo a Standart and Poor's e também a Moody's. Essas empresas contam com variadas avaliações sobre o mercado internacional e as finanças do mundo brasileiro, tentando basicamente analisar quem quebra e quem não quebra no mundo econômico.

Recentemente a Standart & Poor's, a Fitch e a Moody's já rebaixaram a nota do Brasil em segurança de investimento, e isso reduziu grande parte do capital investido em nosso país. Estas empresas detém o poder de com suas avaliações quebrar países em crise econômica, em vista de que os recursos se tornam escassos em países com baixas notas de crédito.

O que o rebaixamento do Brasil na Fitch significa

O Brasil foi rebaixado recentemente nas três grandes empresas de avaliação de crédito internacional. Tanto na Standart and Poor's, quanto na Moody's e na Fitch, o Brasil obteve rebaixamento de uma posição em seu nível de segurança de investimento. O rebaixamento do Brasil na Standart and Poor's é o mais significativo pois nela o Brasil saiu da classe intermediária de investimento e isso indica muito risco de investimento no país.

Nosso país já sofre com grandes problemas de investimento graças à crise de inflação, ao aumento da taxa de juros e ao crescente desemprego. Essa instabilidade econômica causou o rebaixamento de crédito do Brasil em três agências de classificação de crédito. Esse rebaixamento leva a falta de investimento no Brasil, com menos capital interno aplicado, e assim a situação econômica se torna cada vez agravada e a dificuldade de realizar uma reestabilização da economia se torna muito mais difícil para a presidenta Dilma Rousseff e sua equipe econômica.

O que é a Fitch Ratings - O que o rebaixamento do Brasil na Fitch significa
Imagem: selesnafes.com

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que é a Fitch Ratings, recomendamos que entre na nossa categoria de Economia e Negócios.

Escrever comentário sobre O que é a Fitch Ratings

O que é a Fitch Ratings
Imagem: eletrolar.com
Imagem: selesnafes.com
1 de 2
O que é a Fitch Ratings

Voltar ao topo da página