Dinâmicas para adultos

Dinâmicas para adultos

O termo dinâmica de grupo vem do mundo da sociologia. Desde meados do século 20, é um conceito que tem sido integrado nos departamentos de Recursos Humanos das empresas como parte fundamental da criação de coesão grupal entre os trabalhadores. Por meio dessas atividades, os colaboradores são integrados e novas habilidades e perspectivas de trabalho são desenvolvidas.

Dinâmicas de grupo também são introduzidas em diferentes processos de seleção de pessoal, fazendo parte das entrevistas em grupo. Quando se trata de atividades relacionadas a pessoas, existem muitas ideias de como realizá-las. Para descobrir as melhores dinâmicas para adultos, no umCOMO recomendamos que você continue lendo este artigo.

Explosão de balões

Esta atividade ajuda a desenvolver uma competitividade saudável e incentiva o trabalho em equipe. Desta forma, permite definir diferentes estratégias de ataque e defesa, exigindo a colaboração de todos os trabalhadores. Primeiro, são formadas duas equipes distinguidas por cores.

Cada participante da dinâmica recebe dois balões e um barbante para amarrá-los na cintura. Depois, cada membro tentará estourar o maior número possível de balões do time rival com as próprias mãos e, ao mesmo tempo, deve defender os seus.

Duas verdades e uma mentira

Com essa dinâmica de grupo, os trabalhadores passam a conhecer um pouco melhor seus colegas, promovendo assim, um senso coletivo dentro do ambiente de trabalho. Cada membro deve fazer três declarações sobre si mesmo em relação a qualquer tópico: duas serão verdadeiras e uma será falsa.

Exemplos: nasci na Colômbia, tenho uma iguana e adoro DIY ("do-it-yourself").

O restante dos participantes deve adivinhar qual das afirmações é mentira. Quem conseguir será o vencedor. As capacidades da invenção surpreenderão mais de um!

Cara de emoji

Para realizar esse tipo de jogo tão típico entre as dinâmicas divertidas para adultos, você só precisa de um modelo com emojis. Usando um modelo de emoji como base e como concurso, peça a um voluntário para representar uma das emoções. O primeiro que conseguir adivinhar qual é, continua a atividade escolhendo outra emoção.

A dinâmica de grupo termina quando todo o grupo tiver participado dela. Desta forma, você poderá conhecer as sensações de cada colega no início de uma nova sessão de trabalho.

Escape room

Entre as divertidas dinâmicas de grupo, os jogos de escape room são uma opção muito original tanto para equipes de trabalho como para família e grupos de amigos. Essas dinâmicas de grupo consistem na resolução de provas em um espaço que recria uma história proposta pelo próprio grupo.

Essa atividade melhora a comunicação entre os participantes, estimula o trabalho em equipe, trabalha a atenção, potencializa a parte criativa, estimula a resolução e a lógica.

O nome da música

Dentro da seleção de dinâmicas de grupo para motivar, isso incentiva a competição saudável entre os colegas de trabalho com um concurso de adivinhação de músicas. Podem ser de diferentes temas, séries ou filmes. Escolha um grupo de músicas e avise todos os participantes, pois apenas alguns segundos de música serão ouvidos.

Quando a música parar, todos devem escrever o nome da música em um pedaço de papel. Os vencedores continuarão jogando na próxima rodada e, música após música, restará apenas um participante: o vencedor.

Negociação de prioridades

Nessa dinâmica de grupo, os integrantes recebem uma lista de objetos que devem ordenar de acordo com suas prioridades para sobreviver em uma navegação perdida no mar, por exemplo. Posteriormente, o grupo negocia para fazer uma única lista de prioridades.

Com essa dinâmica de grupo, pode-se observar a criatividade, a tomada de decisão, a assertividade, a capacidade de liderança, o trabalho em equipe e a capacidade de resolução de conflitos em equipe.

Formação de rede

É um exercício ideal para promover a coesão da equipe, o trabalho em grupo e a confiança nos colegas. Nesta atividade, os membros do grupo estendem os braços à sua frente, dobrando o direito para que a mão direita possa abraçar o cotovelo esquerdo.

Eles então se juntam para segurar os braços um do outro, formando assim uma teia humana. Esta rede servirá como cadeira para suportar todo o peso de outro membro da equipe.

Post-it de hobbies

Para realizar essa dinâmica de grupo para adultos, você precisa de post-its coloridos. Para torná-lo mais divertido, estabeleça uma regra de que eles não podem ser repetidos. Cada participante deve escrever um dos seus hobbies num post-it, tentando torná-lo o mais original para que não coincida com os dos restantes colegas.

Espere um minuto para que todos no grupo escrevam seu hobby. Mais tarde, você os coloca juntos e, se um for repetido, outros hobbies devem ser pensados. Toda a equipe deve dizer o seu antes de terminar a atividade.

O positivo do dia

É uma dinâmica de grupo muito simples: cada participante pensa algo positivo sobre a jornada de trabalho e expõe para o restante da equipe. Dessa forma, conhecendo o lado pessoal de cada parceiro e carregando o grupo de energia positiva. Se a dinâmica de grupo for feita no início do dia, algo positivo é exposto no restante da semana.

A torre mais alta

Para a última das dinâmicas de grupo para adultos, é necessário ter tesoura, papel e cola, pois cada participante criará uma torre o mais alto possível em 30 minutos . Depois, as torres são medidas e grupos de 3 a 6 pessoas são organizados.

A próxima criação é em equipe: provavelmente, as novas torres criadas serão mais altas porque vocês compartilham ideias, ajudam uns aos outros e vão se sentir mais seguros. Em conclusão, o trabalho em equipe permite melhores resultados.

Se você gostou dessas 10 dinâmicas de grupo para adultos, não perca nosso post sobre Nomes para equipes de trabalho, pode ajudar você a nomear seu grupo para esses jogos.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Dinâmicas para adultos, recomendamos que entre na nossa categoria de Trabalho.