Partilhar

Diferenças entre macroeconomia e microeconomia

Por Sara Viega. Atualizado: 16 janeiro 2017
Diferenças entre macroeconomia e microeconomia

Na economia, como em todas as ciências, devemos estabelecer diferentes seções para que na hora de a estudar, seja mais simples e organizado. A primeira divisão que se costuma fazer, é para diferenciar entre microeconomia e macroeconomia. Para que você não tenha nenhum problema em compreendê-las e para te ajudar a estudar economia, em umComo.com.br te explicamos as diferenças entre microeconomia e macroeconomia.

Também lhe pode interessar: O que é microeconomia

O que é a macroeconomia

A macroeconomia é a parte da economia que se encarrega de estudar o funcionamento econômico em geral, bem como as políticas econômicas que são adotadas em larga escala, por exemplo, em um país. Isto é, engloba a sociedade em seu conjunto funcionando ao mesmo tempo, não de forma independente.

Algumas das variáveis mais usadas são o Produto Interno Bruto, a taxa de desemprego, os níveis de impostos ou a taxa de juros, entre outros.

O que é a microeconomia

A microeconomia é a parte que se encarrega do comportamento de cada ator econômico de forma individual, como podem ser as famílias, as empresas ou os trabalhadores.

Nela se analisa de forma exaustiva leis como a da oferta e demanda, entre os consumidores e os ofertantes, o nível de preços, ou a elasticidade de cada produto. Isto é, o como se chega a um acordo entre as necessidades dos consumidores e das empresas que oferecem os bens e serviços, bem como todas as variáveis "psicológicas" que podem afetar, como a qualidade do produto ou as diferentes necessidades de cada pessoa.

Diferenças entre macroeconomia e microeconomia

Das definições anteriores podemos destacar várias diferenças que nos ajudam a distingui-las:

  • A macro procura uma perspectiva geral e a micro uma perspectiva individual.
  • A primeira delas, estuda atores econômicos globais, como um país, e a segunda específicos, como um consumidor.
  • As variáveis utilizadas são muito diferentes, por exemplo em macroeconomia o PIB observa a produção total de um país e em microeconomia a quantidade produzida por uma só empresa.
  • situações que afetam a macroeconomia e não a microeconomia, e vice-versa. Por exemplo, um novo modelo de carro muito barato afetará as variáveis microeconômicas, mas não as macroeconômicas.
  • Ainda que sejam muito diferentes, não são totalmente independentes e precisamos de ambas para compreender a economia.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Diferenças entre macroeconomia e microeconomia, recomendamos que entre na nossa categoria de Economia e Negócios.

Escrever comentário sobre Diferenças entre macroeconomia e microeconomia

O que lhe pareceu o artigo?
31 comentários
Antonio Baptista Nzuanga
foi bom deu para tirar as duvidas das diferenças entre Macro e micro economia.
Maria A.Abantes Rocha
macroeconomia, é economia de grande porte, de uma indústria cidade estado ou pais e microeconomia, é economia de pequeno porte de uma pessoa, família,rua etc.
horacio salima mutundumatha
A diferenca que existe entre a macroeconomia e amicroeconomia e aparte da economia que se encarrega de etudar o funcionamento economico em geral em quanto amicroeconomia e aparte que se encarrega do comportamentode cada ator economico de forma individual
kleber souza
por qua a macroeconmia visa interesse geral e a micro visa individual ??? por que a macro visa países e a micro visa consumidores ?? por que a macro visa PIB nacional e a micro visa produção individual ?? porque a macro visa economia do mundo todo e micro visa mercados especificos ?? por favor preciso urgente dessas respostas !!! obrigado .
CLEUZA CAMPOS
ESTUDA O COMPORTAMENTO DE CONSUMIDORES E PRODUTO!!
Fátima Discacciati
Agradeço por resposta tão simplificada da qual pude ter clareza entre macro e micro com precisão ...
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Fátima! Que bom saber que a informação do artigo esclareceu suas dúvidas. Muito obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
FÁTIMA DISCACCIATI
Na verdade acho muito complexo a diferenciação da macro e da micro , parece -me que são muito parecidas e estou com dificuldades de ter exemplos de cada para citar em um seminário que irá acontecer esta semana , mais precisamente quinta - feira 18/02 na faculdade PUC- Minas. Agradeço antecipadamente
Puxa Saco
Oi Sara. Muito obrigado mesmo, você respondeu e esclareceu exatamente os pontos onde eu me encontrava em dúvida. Tudo de bom. Se você puder, mande nudes para o meu email. Grato.
sueco toco
Fico contents com esta esta explicacao sober a diferenca entre micro e macroeconomic.gostaria question me fornecessem Mai's diferncas entre ambos.
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi, que bom que foi do seu agrado! De momento, não temos mais informações sobre este tema.
Neate Perpetua Nina Mussagy
pelo que percebi nao existe microeconomia sem macroeconomia microeconomia ,focalisa um determinado ponto em quanto a macroeconomia estuda tudo

Diferenças entre macroeconomia e microeconomia
Diferenças entre macroeconomia e microeconomia

Voltar ao topo da página