Partilhar

Dicas para ser feliz no trabalho

Por Sara Viega. Atualizado: 13 outubro 2017
Dicas para ser feliz no trabalho

No trabalho é onde passamos a maior parte do dia, portanto, é importante ser capaz de se sentir à vontade, valorizado e cômodo. Pode ser que você não goste do trabalho que desenvolve, que os seus colegas não sejam parecidos com você ou que já esteja há muitos anos no mesmo posto de trabalho, mas perante estas situações você tem duas opções: ou mudar de emprego ou tentar mudar a sua atitude. Fomentar uma atitude positiva em seu meio laboral é essencial para ficar satisfeito com a sua vida e conseguir evoluir profissionalmente. Neste artigo de umComo damos a você algumas dicas para ser feliz no trabalho para que se sinta cômodo em seu meio laboral e seja capaz de melhorar e evoluir.

Passos a seguir:
1

Para poder ser feliz no trabalho é essencial que você gere uma atitude positiva. Deixe de lado o mau humor e a atitude negativa e opte por mostrar um sorriso, falar com os seus colegas e tentar gerar energias positivas. Tenha em conta que a alegria atrai alegria, de modo que a melhor forma que você tem de estar bem no trabalho é que a sua atitude seja positiva. Neste artigo de umComo contamos a você como ter uma atitude positiva no trabalho.

2

Um dos fatores que mais provocam que uma pessoa não esteja bem em seu emprego é que tenham momentos elevados de estresse ou um trabalho muito monótono e mecânico. Então, para conseguir manter o humor em boas condições aconselha-se que vá planejando descansos, momentos para parar de trabalhar (ainda que seja para ir ao banheiro, ir tomar um café ou beber um pouco de água). Estas são paragens essenciais que conseguirão reduzir o estresse ou o automatismo e relaxar você, ainda que seja apenas um minuto.

Dicas para ser feliz no trabalho - Passo 2
3

Errar no trabalho pode ser visto como um ponto de vista positivo e de progresso. Com os erros aprendemos e, além disso, também se consegue que as críticas se encaixem melhor e se construa uma atitude autocrítica e com vontade de melhorar. De modo que se, não faz bem o seu trabalho ou tem algumas dúvidas a esse respeito, o melhor é falar diretamente com o seu responsável para eliminar qualquer tipo de dúvida e lhe mostrar que está predisposto a melhorar e crescer na empresa. As críticas que possam fazer você tem que aceitá-las, também, de um modo positivo, pois ajudarão você a melhorar e a se tornar um profissional melhor.

4

Um dos motivos mais frequentes pelos quais as pessoas estão frustradas em seu ambiente de trabalho é porque põem objetivos inalcançáveis e não os atingir lhes gera frustração. Está claro que no trabalho temos que ter ambição e vontade de prosperar, mas as metas que se estabelecerem devem ser realistas e, sobretudo, alcançáveis. Caso contrário, é bastante provável que se sinta frustado e que perca essa energia e essa sensação de conforto no trabalho. Assim, aposte por você e por suas capacidades, mas de uma maneira real e verídica.

5

Outra forma de conseguir a felicidade no trabalho é mudar a sua atitude de pessoa submissa que faz seu trabalho de forma obediente por uma atitude proativa com iniciativa, com novas ideias e com vontade de se envolver no crescimento da empresa. Hoje em dia, a maioria de postos de trabalho pedem por pessoas com esta aptidão porque não basta só chegar no escritório, fazer seu trabalho e ir para casa; cada vez são mais os empresários que querem que os empregados sintam que a empresa também é deles e estão mais abertos a novas propostas e ideias relacionadas com o trabalho.

Veja também: Como evitar brincadeiras de mau gosto no trabalho

6

É lógico que será difícil que possa ser feliz no trabalho se não tiver boas relações com seus colegas. Tenha em conta que no lugar de trabalho é onde passamos a maior parte do dia e o mais aconselhável é que tente se dar bem com a maior quantidade de pessoas possível para que o ambiente que se respire seja positivo e agradável para trabalhar.

Para conseguir isto, muitos empresários atualmente estão adicionando aos planos empresariais algumas atividades para fomentar o trabalho em equipe e melhorar as relações, mas se não é o seu caso, você pode propor tomar umas cervejas após o trabalho ou jantar.

Neste artigo contamos a você de forma detalhada como ser um bom colega de trabalho com conselhos que seguramente interessarão você. O chefe também é uma pessoa com a qual é melhor ter uma boa relação, por isso, neste outro artigo contamos a você como ter uma boa relação com seu chefe.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Dicas para ser feliz no trabalho, recomendamos que entre na nossa categoria de Trabalho.

Escrever comentário sobre Dicas para ser feliz no trabalho

Dicas para ser feliz no trabalho
1 de 3
Dicas para ser feliz no trabalho

Voltar ao topo da página