Partilhar

Dicas para economizar água na empresa

Por Julia Latorre, Editora. Atualizado: 2 dezembro 2019
Dicas para economizar água na empresa

Tem alguns meses em que encarar a conta de água é, de fato, um balde de água fria. Não bastasse o gasto financeiro que é arcar com essa despesa, trata-se também de uma questão ambiental urgente e indiscutível. Se levarmos em conta, então, o adendo de que algumas regiões do Brasil passam por períodos de seca, quando o racionamento é obrigatório e os custos com água podem aumentar ainda mais, economizar água torna-se prioridade. Quem tem empresa sabe que a tarefa não é das mais simples quando se trata de uma organização e de práticas e hábitos de diferentes pessoas envolvidos. Mas, existem caminhos que podem desafogar as contas da firma no final do mês. Para isso, atente-se às dicas para economizar água na empresa que o umCOMO.

Também lhe pode interessar: Dicas para melhorar seu dia de trabalho
Passos a seguir:
1

A primeira ação que deve ser tomada para economizar água na empresa é fazer uma inspeção técnica geral para identificar possíveis vazamentos, válvulas desreguladas, encanamentos antigos... Afinal, você sabia que uma torneira pingando pode gastar até 45 litros de água por dia?!

Existem serviços específicos em buscar vazamentos quando a conta de água vem mais cara. Fique sempre de olho no hidrômetro e se notar que a conta veio muito destoada do comum, talvez seja um indicativo que tem algo de errado.

2

Além da inspeção técnica, repense e revise todos os hábitos e práticas da empresa. Quando você identifica algum comportamento onde o uso da água poderia ser feito com mais moderação, fica mais fácil pensar nas campanhas e ações que podem ser tomadas para economizar água na empresa.

Dicas para economizar água na empresa - Passo 2
3

Se a causa do gasto de água foi identificada e está relacionado à questões técnicas, não tenha medo de considerar algumas reformas. Por mais trabalhoso e custoso que pareça, uma reforma pode significar economiza a muito longo prazo e, consequentemente, redução permanente dos gastos de água.

Trocar encanamentos, as torneiras do banheiro por modelos de pressão, mudar as caixas de descarga por modelos que permitem o duplo acionamento, instalar sensores e arejadores no bico das torneiras ou válvulas econômicas são apenas algumas das mudanças que significam economia no final do mês.

4

Se após revisar os hábitos e rotina da empresa você identificou que o problema está aí. É hora de pensar em ações para conscientizar os funcionários sobre o consumo responsável de água. Através de campanhas internas, cartilhas e com pôsteres em locais como banheiro e cozinha, e até reuniões curtas, você pode conscientizar a equipe sobre pequenas ações e seu impacto ambiental ao economizar água na empresa.

Nessa conscientização você pode pensar em coisas simples que podem fazer muita diferença, como pedir para que os funcionários avisem se notarem algum vazamento, ou informar sobre a maneira correta de usar a descarga e torneira.

5

Se a sua empresa tem recursos, vale a pena investir em um treinamento de boas práticas para economiza água. Além de motivar os funcionários, é a maneira mais eficiente de fazer com que todos entendam a mensagem.

6

Não hesite em captar água da chuva ou aproveitar água do ar condicionado para usar na hora da faxina ou lavar os carros da empresa, se esse é o caso. Produtos a seco também podem ajudar na limpeza de determinado equipamentos e objetos.

7

A mangueira é uma das grandes vilãs do desperdício de água. Se a sua empresa tem jardim, dê preferência aos regadores e atente-se ao horário de aguar: regue as plantas no período da manhã ou noite, assim a água evapora menos rápido.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Dicas para economizar água na empresa, recomendamos que entre na nossa categoria de Trabalho.

Escrever comentário sobre Dicas para economizar água na empresa

Dicas para economizar água na empresa
1 de 6
Dicas para economizar água na empresa

Voltar ao topo da página