Partilhar

Como usar o celular no trabalho

Por Paula Cassandra. Atualizado: 4 julho 2019
Como usar o celular no trabalho
Imagem: meiafina.com.br

O uso do celular durante o expediente já está causando problemas tanto a funcionários como a empresários que devem aprender a lidar com a situação. Existem diferentes motivos, inclusive, de segurança para proibir ou limitar o uso do aparelho. Para não prejudicar o seu desempenho, saiba como usar o celular no trabalho com as dicas do umComo.com.br.

Também lhe pode interessar: Como controlar o uso de celular no trabalho

Cuidados ao usar celular no expediente

Por mais que estar conectado à internet seja um costume que muitas pessoas já adquiriram desde que a telefonia móvel ganhou conexão web, é preciso fazer o uso inteligente dessa tecnologia.

A moda chegou ao ponto de febre e, hoje, no Brasil, existe uma média de 1,3 celulares por habitante, conforme dados da Anatel – Agência Nacional de Telecomunicações.

Mesmo que sejam os jovens os que mais usem os smarthphones, é difícil ver alguém que não esteja segurando o aparelho na mão. O costume está preocupando empresas, pois nem sempre o bom senso está presente e facilmente os funcionários se distraem com o celular.

Na indústria, o caso é ainda mais sério, inclusive, em locais com atividades de risco, onde a proibição do uso de celulares pode ocorrer. Já nos demais ambientes, aconselha-se que os empresários regulem a utilização do aparelho em determinados horários.

Além de prejudicar a produtividade nas empresas, usar o celular no trabalho pode ocasionar acidentes de trabalho. Ao falar ao telefone, a percepção quanto aos riscos é comprometida.

Como usar o celular no trabalho - Cuidados ao usar celular no expediente
Imagem: aplicativosandroid.com

Como usar o celular no trabalho

Para não prejudicar a atividade profissional, as pessoas devem aprender a utilizar o celular durante o expediente.

Algumas dicas servem não só para o ambiente de trabalho, como para o local de estudo, trânsito e mesmo quando estiver ao vivo com os amigos. Uma delas é controlar a ansiedade, aquela vontade de conferir a todo o instante as novidades.

No caso do trabalho, é ainda mais importante criar uma rotina de olhar as mensagens apenas no intervalo e/ou no final do expediente. Você também pode fazer isso na hora de tomar o cafezinho na cozinha, mas sem que isso atrapalhe o seu serviço.

Outra dica de como usar o celular no trabalho é deixá-lo no modo silencioso, inclusive, durante as reuniões e outros momentos em que você esteja conversando com o chefe.

Caso você tenha que atender uma ligação pessoal, procure um lugar mais reservado para conversar e modere o volume da sua voz. Se você está com um problema na família, como doença, e precisa do celular ligado, explique a situação ao seu superior.

Como usar o celular no trabalho - Como usar o celular no trabalho
Imagem: epdonline.com.br

Mais dicas para o celular não atrapalhar o trabalho

Com a possibilidade de conexão à internet fica ainda mais difícil das pessoas manterem o controle sobre o comportamento frente ao aparelho. Além disso, cada vez mais os celulares ganham novas funções, como fotografar, filmar, etc.

Por isso, outra dica é não fotografar e nem filmar colegas no ambiente de trabalho, tampouco registrar as instalações da empresa. Isso pode interferir na sua imagem profissional.

Por fim, nem precisa dizer que as redes sociais, talvez as que mais atrapalhem o trabalho, devem ter o seu uso restrito. Defina momentos do dia para conferir as novidades, como antes de ir ao trabalho ou à noite.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como usar o celular no trabalho, recomendamos que entre na nossa categoria de Trabalho.

Escrever comentário sobre Como usar o celular no trabalho

Como usar o celular no trabalho
Imagem: meiafina.com.br
Imagem: aplicativosandroid.com
Imagem: epdonline.com.br
1 de 3
Como usar o celular no trabalho

Voltar ao topo da página