Partilhar

Como trabalhar no Sebrae

Por Rebecca Albino. Atualizado: 20 janeiro 2017
Como trabalhar no Sebrae
Imagem: logodownload.org

Procurar emprego é como procurar uma casa: você deve fazer sua busca com cuidado, pois é ali que você passará a maior parte do dia seu dia. Portanto, fazer uma boa escolha é fundamental para que você seja feliz e satisfeito neste campo da sua vida. Se você procura e acha que se dará bem em algo que se preocupa com o crescimento profissional de outras pessoas, então talvez você queira conhecer o Sebrae e, de quebra, saber como trabalhar lá. Continue lendo este artigo de umComo.com.br e descubra como trabalhar no Sebrae.

Também lhe pode interessar: Como trabalhar na Guiana Francesa

O que é?

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas é uma instituição privada e sem fins lucrativos. Ele capacita e promove o desenvolvimento, além de dar apoio aos pequenos negócios criados pelo país. A entidade trabalha desde 1972 para estimular o empreendedorismo! Para atender todos os pequenos negócios que nascem no país diariamente, o Sebrae atua em todo Brasil. São vinte e sete unidades espalhadas, além da sede nacional, que fica em Brasília. Em seu quadro de funcionários constam, mais ou menos, cinco mil colaboradores diretos e cerca de oito mil consultores e instrutores credenciados cujo trabalho é ensinar para aqueles que já tem ou que querem abrir um negócio.

Programa de Vagas do Sebrae

Assim como outras empresas e instituições de grande porte, o Sebrae conta com vários programas para a contratação de novos funcionários para seu quadro.

Para trabalhar no Sebrae Nacional, que fica em Brasília, a instituição realiza processos seletivos públicos para chamar pessoas para o quadro efetivo de funcionários. Quando são liberadas, essas vagas são publicadas nos principais jornais do Distrito Federal, além de jornais e informes especializados em ofertas de emprego. O processo é gerenciado e executado por uma empresa terceirizada contratada especialmente para essa finalidade. Os detalhes da vaga, como regras, critérios e perfil procurado são encontrados nos Comunicados de Abertura dos processos seletivos. Tem que ficar atento!

Se você é recém-formado, isto é, com tempo de formatura de até dois anos, você pode se candidatar no Programo de Trainee do Sebrae. Nele, o funcionário recebe um treinamento que dura um ano onde ele passará por vários setores em quatro diferentes aéreas, para ter um conhecimento geral da instituição, ao invés de conhecer apenas uma única área. Depois desse período, o trainee passará por um sistema de avaliação que resultará em sua permanência no programa por mais um ano ou não. Após esse processo, ele poderá ser efetivado no Sebrae Nacional, que fica no Distrito Federal.

Assim como o cargo anterior, o Programa de Trainee também é feito através de processo seletivo público para a contratação. Todos os detalhes saem no edital e as aberturas são anunciadas em jornais de grande circulação de Brasília e, às vezes, de outros Estados brasileiros.

Se você está na faculdade e quer começar a carreira trabalhando em um ambiente sólido e de grandes chances de amadurecimento profissional e pessoal, preste atenção: o estágio no Sebrae é feito através da empresa de recrutamento INSIGHT – Instituto de Integração Homem-Trabalho. Assim como em outras empresas, o Programa de Estágio do Sebrae Nacional, cumpre a lei e estabelece o período de até dois de anos de estágio. No programa, o estudando poderá passar por diferentes aéreas da empresa para conhecê-la de forma integral. Durante todo o estágio, o aluno é sempre avaliado e está constantemente acompanhado de um supervisor. Para participar da seleção, basta acessar o site da entidade (www.sebrae.com.br), clicar em Trabalhe no Sebrae, rolar a tela até achar Estágio e, depois, clicar em Participe da Seleção.

Boa sorte!

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como trabalhar no Sebrae, recomendamos que entre na nossa categoria de Trabalho.

Escrever comentário sobre Como trabalhar no Sebrae

Como trabalhar no Sebrae
Imagem: logodownload.org
Como trabalhar no Sebrae

Voltar ao topo da página