Como trabalhar no consulado brasileiro

Como trabalhar no consulado brasileiro
Imagem: dublinparabrasileiros.com

Oportunidades de trabalho em áreas diferentes ou em países diferentes sempre são grandes atrativos para quem gosta de relacionar uma melhor qualidade de vida, às vezes com melhores salários, com a ideia de conhecer um lugar novo. Muitas coisas podem ser feitas para alcançar esse objetivo, mas uma delas é trabalhar no consulado brasileiro ajudando outras pessoas. E hoje em UmComo ensinamos um pouco sobre o que é um Consulado e como trabalhar lá. Leia sobre logo abaixo!

O que é um Consulado?

Um Consulado é um órgão que dá proteção e assistência aos cidadãos brasileiros que estão em outros países, independente do motivo que levou a pessoa para terras estrangeiras, isto é, pode ser em casos de turismo ou passeio, estudo, trabalho ou residência fixa.

No que um Consulado pode me ajudar?

O Consulado presta ajuda àqueles que precisam emitir documentos de viagem, como vistos (para cidadãos estrangeiros entrarem no Brasil) e passaportes; autenticação de documentos para que, dessa forma, tenham validade no Brasil, registro de voto em eleições presidenciais, também no Brasil, etc.

Além disso, o Consulado deve ser sempre informado em caso de detenção, prisão, falecimento etc. Contudo, é importante dizer que o Consulado não assume qualquer tipo de dívida que o cidadão tenha contrariado. Outro dado bastante importante sobre o Consulado é que ele está disponível durante vinte e quatro horas para atender emergências!

Uma dica: sempre que for viajar, consulte o endereço do Consulado em caso de emergências.

E o que faz um Cônsul?

Um Cônsul é um funcionário que prevê a proteção e ajuda o cidadão, no caso, brasileiro que está em outro país.

A diferença de um Cônsul para um Diplomata é que esse último é um funcionário que é responsável por representar o seu Estado perante um país estrangeiro (ou um órgão internacional). Enquanto o Diplomata tem um papel político, seja este para tratar sobre conflitos, o comércio exterior, proteção dos direitos humanos, discussões sobre o meio ambiente etc; o Cônsul abrange apenas os interesses particulares dos seus compatriotas.

Como trabalhar no consulado brasileiro?

Na maior parte dos casos a contratação para se trabalhar em um Consulado é através de concursos públicos, onde o candidato passa por uma avaliação (prova) para ser aprovado ou não. Quando abertas, essas vagas são divulgadas através do site dos Consulados (aí você terá que pesquisar aquele pelo qual você se interessa) ou através de jornais de grande circulação ou aqueles que são específicos para concursos. Além da avaliação, é comum que o candidato passe por uma ou mais entrevistas.

Isso dependerá muito de um lugar para outro, mas é importante, de qualquer forma, que o candidato, além de dominar sua própria língua (o Português), também domine a língua estrangeira para o país para o qual está se candidatando. Afinal, além de morar no local, você terá que se comunicar, uma hora ou outra, com algum morador ou falante do idioma. Aliás, quanto mais idiomas o candidato souber, melhor. Afinal, isso o tornará um funcionário indispensável e muito bem visto.

Além dos idiomas, estar bem informado sobre o país (tanto o de origem, quanto o de destino) é bastante importante na hora de conseguir a vaga.

Procure também se inteirar sobre a cultura local. Dessa forma, você não passará por nenhuma saia justa caso ocorra algo diferente do que você está acostumado.

Seja sempre objetivo em suas respostas e tome cuidado para que elas respondam exatamente aquilo que está sendo perguntando.

Não chegue atrasado e não pergunte sobre emendas de feriados, essas são duas coisas toleradas dentro do Brasil, mas não na maioria dos países estrangeiros.

Agora, lembre-se: estude muito e se informe sempre!

Boa sorte!

Veja também: Como ser comissária de bordo

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como trabalhar no consulado brasileiro, recomendamos que entre na nossa categoria de Trabalho.