Conseguir um bom trabalho

Como trabalhar na NSA

 
Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 2 agosto 2019
Como trabalhar na NSA

NSA, ou National Security Agency, é a Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos. Hoje o mundo sabe que ela existe e os EUA assumem sua existência e funções, mas até pouco tempo a NSA era um órgão secreto. O tema rendia tanto assunto que até foram criadas paródias com a sigla, como, por exemplo, "No Such Agency" (não há nenhuma agência).

Apesar do status de misteriosa, escândalos e a indústria cinematográfica fizeram com que o mundo prestasse ainda mais atenção na NSA. O que consequentemente gerou haters e fãs desse tipo de trabalho. Se você quer saber como trabalhar na NSA, se ligue nos conselhos que o umCOMO reuniu.

Também lhe pode interessar: Como trabalhar na Ambev

Índice

  1. Entenda a NSA e sua repercussão
  2. Requisitos para trabalhar na NSA
  3. Para saber mais sobre a NSA

Entenda a NSA e sua repercussão

Ok, você já sabe que a NSA é a Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos. Mas para o que exatamente ela serve?

Trata-se de um órgão do governo que faz parte do Departamento de Defesa dos Estados Unidos que é responsável pela segurança do país e seus aliados através da comunicação e intercepção de dados por meio de criptoanálise de dados do mundo inteiro. É considerada a maior agência do mundo nessa área e também a mais importante dos EUA.

Os dados coletados pela NSA na maioria das vezes são confidenciais, esse é um dos motivos que traz a polêmica à tona. Poucos sabem sobre tudo o que a NSA realmente intercepta e interfere. O que coloca em questão até onde esse tipo de investigação trabalha somente em prol da segurança do seu próprio país e não ultrapassa barreiras de privacidade e governamentais de outras nações.

No Brasil, o caso mais famoso envolvendo a NSA chegou ao conhecimento da esfera pública após as revelações de Edward Snowden (foto), um ex-funcionário da CIA e NSA que divulgou documentos secretos do programa de espionagem dos EUA. Entre esses documentos, constava o fato de que o governo norte-americano estava espionando a Petrobrás e a ex-presidente do Brasil, Dilma Roussef, com o objetivo de captar dados que beneficiassem os EUA em negociações com o Brasil.

Como trabalhar na NSA - Entenda a NSA e sua repercussão
Imagem: outnow.ch

Requisitos para trabalhar na NSA

Por se tratar de uma organização norte-americana, um requisito básico para trabalhar na NSA é ser cidadão americano. Lembre-se que o fato de ter nascido no Brasil não te impede de se tornar um cidadão dos Estados Unidos. Por mais burocrático que seja esse processo, se você tem muita vontade de tentar trabalhar na NSA, o primeiro passo é tomar providências para viver legalmente nos Estados Unidos e ser considerado um cidadão de lá. A Agência fica no Forte George G. Meade, no estado de Maryland.

Pode parecer óbvio, mas para trabalhar na NSA ter o idioma inglês fluente é essencial. Nesse tipo de trabalho você precisará se comunicar o tempo todo, seja através da fala, da escrita ou para compreender o que se passa.

Por ser uma organização grande, existem cargos nas mais diferentes áreas. Mas se o seu objetivo é trabalhar na área de inteligência, que realiza as intercepções e cuidam de "vigiar" a comunicação, ter ensino superior completo em carreiras relacionadas a tecnologia ou comunicação podem te colocar um passo a frente de outros candidatos. Quanto mais especializado, melhor.

Você pode se inscrever para trabalhar na NSA através da própria página intelligencecareers.gov/nsa/.

Para saber mais sobre a NSA

O que não falta hoje em dia é material que ajuda a matar um pouco a curiosidade sobre o tipo de trabalho dessa agência. O livro "The Puzzle Palace", lançado pelo jornalista James Bamford em 1982 conta a história da NSA e aborda de maneira realista a sua existência.

Se você prefere filmes e documentários, pode conferir essas sugestões:

  • Snowden - Herói ou Traidor (2016)
  • Citizenfour (2014)
  • Inimigo do Estado (1998)
Como trabalhar na NSA - Para saber mais sobre a NSA
Imagem: outnow.ch

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como trabalhar na NSA, recomendamos que entre na nossa categoria de Trabalho.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: outnow.ch
Imagem: outnow.ch
1 de 3
Como trabalhar na NSA