Como trabalhar embarcado

Como trabalhar embarcado
Imagem: petroleo21.blogspot.pt

Nos dias de hoje, a extração de petróleo é uma atividade indispensável, uma vez que a produção energética está ligada a esta matéria-prima. Por isso, as plataformas petrolíferas estão constantemente a necessitar de trabalhadores. Trabalhar embarcado pode-se tornar bastante vantajoso, pois conseguirá ganhar pelo menos o dobro do seu salário atual e ter bastantes dias de descanso. Se estes benefícios lhe agradam, não perca este artigo de umComo.com.br onde lhe explicamos como trabalhar embarcado.

Passos a seguir:
1

Podemos caraterizar o trabalho em plataformas petrolíferas como contínuo, complexo, coletivo e perigoso. Contínuo, uma vez que a produção não pára durante as 24 horas do dia e os 365 dias do ano. É um trabalho complexo, pois está sempre sujeito a um certo nível de imprevisibilidade e de desencadeamento de efeitos do tipo dominó em caso de incidentes ou acidentes. Coletivo, porque é um trabalho que exige um esforço por parte da equipe e não apenas de um indivíduo só. E, por fim, perigoso porque podem ocorrer incêndios, explosões, uso de químicos tóxicos para o homem e a operação das máquinas pode resultar em graves acidentes.

2

Para se trabalhar embarcado, o candidato terá de preencher os seguintes requisitos:

  • Possuir uma qualificação profissional, como engenheiro mecânico, enfermeiro ou pintor industrial.
  • Estar registrado no órgão de classe competente, quando a qualificação assim o exigir, como por exemplo no CREA ou CRM. No entanto, existem algumas qualificações que não precisam de uma habilitação posterior, como o plataformista.
  • Possuir capacitação, ou seja, estar preparado para enfrentar situações de riscos inerentes à sua função. A capacitação dependerá da legislação aplicável para a atividade do profissional e da empresa. Alguns exemplos de capacitação são o CBSP (Curso Básico de Segurança de Plataforma), que é obrigatório para todos os profissionais que desejem embarcar, independentemente da função que irão exercer. O curso de HUET, para os profissionais que usam o helicóptero. Capacitação em segurança para trabalhos realizados em alturas ou com eletricidade, entre muitas outras.
3

As vantagens de trabalhar embarcado são bastante atrativas, uma vez que conseguirá receber pelo menos o dobro do seu salário atual e terá bastantes dias de descanso. Os dias de trabalho embarcado poderão diferir dos dias de descanso em terra. Dependendo dos países poderão existir alternâncias de 14 dias trabalhados, 14 de folga ou 14 dias trabalhados e 21 de folga, entre outros tipos de ciclos. A jornada de trabalho diária é de normalmente 12 horas de trabalho, podendo porém chegar a ser 14 horas de trabalho.

4

No entanto, trabalhar embarcado não é para toda a gente, pois ficar afastado da família e de amigos pode ser bastante difícil, e muitas vezes sem acesso ao computador e ao celular. Para aqueles que enjoam facilmente, pode se tornar também num problema, pois dependendo da plataforma ela pode balançar muito. Para além disso, é um trabalho que exige bastante esforço físico, pois são muitas horas diárias e é um trabalho de risco. Por isso, antes de se candidatar a qualquer função para trabalhar embarcado, pondere muito bem.

5

Uma das maiores empresas deste ramo no Brasil é a Petrobras, que já tem presença em 25 países e conta com mais de cerca de 85.065 funcionários. Se quiser trabalhar na Petrobras, veja o nosso artigo sobre como trabalhar na Petrobras, para ficar a saber como se candidatar.

6

Para além desta empresa, existem muitas outras espalhadas pelo mundo que se dedicam à extração de petróleo. Veja no nosso artigo com algumas das maiores plataformas petrolíferas e o respetivo endereço para fazer a sua candidatura.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como trabalhar embarcado, recomendamos que entre na nossa categoria de Trabalho.