Partilhar

Como trabalhar em equipe

Por Perla Rossetti. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como trabalhar em equipe
Imagem: SXC

A humanidade sempre sobreviveu em diversos momentos da história vivendo em grupos. Se no esporte os atletas atuam em conjunto, na vida profissional não seria diferente. Mas com tantas personalidades e perfis distintos, como trabalhar em equipe é mais uma daquelas questões que nos colocam em xeque em alguns momentos. O segredo é seguir uma série de cuidados que começam no seu próprio comportamento. Aqui em umComo.com.br você aprende os truques e técnicas para ser o melhor colega de trabalho de qualquer pessoa e um profissional cobiçado pelo mercado de trabalho.

Também lhe pode interessar: Como lidar com funcionário folgado

Estimule a troca de conhecimentos

Cada vez mais as empresas valorizam profissionais com habilidades comportamentais. Então, no trabalho em grupo seja paciente, educado e, principalmente, aprenda a exercitar seu jogo de cintura quando o clima é de tensão e fim de prazos. Não é à toa que o autoconhecimento é fundamental antes de pensar em se relacionar no trabalho em equipe.

Conheça seu limite antes de exigir dos colegas e esteja seguro para compartilhar e trocar conhecimentos sem receio de perder sua vaga. Essa é a palavra de ordem para uma equipe que atua com sinergia, coesão e cooperativismo, gerando motivação no ambiente de trabalho.

Divisão de tarefas traz vantagens

Diversos estudos comprovam que diferentes projetos apresentam melhores resultados quando desenvolvidos por vários profissionais. Assim, tenha sua mente focada nas vantagens de dividir tarefas com outros profissionais de acordo com suas habilidades.

Pense que alcançar a meta apresentada pelo chefe pode ser mais prazeroso acompanhado de colegas que podem auxiliá-lo na solução de dúvidas e problemas.

Visão multidisciplinar está acima de interesses individuais

Se você sabe como trabalhar em equipe e tem uma visão holística, de múltiplas referências, é um profissional desejado pelo mercado de trabalho. Muitos departamentos reúnem profissionais de formações em áreas diversas, bons em relacionamento interpessoal e flexíveis para aliar conhecimentos e aliar-se aos objetivos traçados.

Dessa forma, alguns aspectos psicológicos são fundamentais. Seja pró-ativo e inovador nas reuniões, relatórios, e-mails. Comunique-se de forma clara e objetiva e, acima de tudo, busque sempre conciliar as opiniões de seus pares e lide com conflitos com calma e muito respeito, independente de seu sentimento por eles. Especialistas apontam que é possível trabalhar mesmo com pessoas com as quais temos antipatia ou desentendimentos passados.

Tudo é sempre uma questão de perspectiva e foco. Mantenha o seu na realização profissional e pontual de suas tarefas dentro do que foi solicitado ou estabelecido. Se as planilhas sob sua responsabilidade devem ser entregues ao gerente na segunda-feira, antes da reunião, cumpra o prazo sem rodeios.

Ética acima de tudo!

Em hipótese alguma o profissional pode criticar ou desacreditar o trabalho de um colega, inclusive em sua ausência, quando se trata de trabalho em equipe. Lembre-se que além de educação, há um código profissional implícito que deve ser respeitado.

Além de mal estar no ambiente de trabalho, a atitude é reprovável por uma série de fatores morais estabelecidos na sociedade. Os mesmos que entendem o trabalho em grupo como sendo muito mais produtivo, inovador e saudável do que o individual.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como trabalhar em equipe, recomendamos que entre na nossa categoria de Trabalho.

Conselhos
  • O artigo foi útil para você? Compartilhe-o e nos envie suas ideias e sugestões para novos tópicos de qualquer assunto. Seja nosso leitor-colaborador.

Escrever comentário sobre Como trabalhar em equipe

Como trabalhar em equipe
Imagem: SXC
Como trabalhar em equipe

Voltar ao topo da página