Como trabalhar como despachante

Como trabalhar como despachante
Imagem: ethicacontabil.com.br

O Brasil pode ser caracterizado como um país com excesso de burocracia, o que favorece o serviço de quem trabalha como despachante, o qual explicaremos como funciona a seguir.

As pessoas que querem, por exemplo, comprar um carro ou abrir um novo negócio precisam passar por uma série de processos burocráticos estabelecidos pela lei e pela norma dos outros órgãos envolvidos, no caso da compra do carro, a concessionária. Como estes processos demandam tempo e empenho, surge um mercado de trabalho responsável somente por realizar estes processos, facilitando a vida do indivíduo com o trabalho de despachante.

Para saber como trabalhar como despachante, continue lendo este artigo de umComo.

Passos a seguir:
1

O perfil do profissional que trabalha com despachos deve ser conhecedor do funcionamento das leis, já que o seu serviço servirá de ponte entre o seu cliente, pessoa física ou jurídica, e os órgãos públicos.

2

Porém, cada despachante possui a sua área de atuação - afinal, não dá pra ser especialista em todas as legislações -, sendo que os principais atuam na área de automóveis e náutica, e muitos outros como aduaneiros, contábeis empresariais e imobiliário. Há também aqueles especializados em assuntos rotineiros, menos complexos, mas que tomam tempo do cidadão.

3

O principal serviço que pode ser oferecido por um despachante é o conforto proporcionado ao cliente. A configuração do conforto pode ser dividida em dois pontos principais: (1) a velocidade com que o processo é resolvido e (2) a despreocupação do cliente para com o processo.

Não obstante, para que a empresa possa oferecer este conforto, ela deve: (1) agilizar o processo, isto pode requirir mais despachantes trabalhando para um cliente, tal como a experiências destes neste ramo e (2) evitar, ao máximo, incomodar o cliente; peça o que for necessário numa consulta prévia e contacte-o apenas para dizer que o problema foi resolvido.

4

Trabalhando como um bom profissional despachante, é possível obter um lucro empresarial de 20 à 50 mil Reais mensais. Quanto mais clientes e quanto mais rapidamente forem despachados, maior será o teu rendimento financeiro.

Você precisará de uma boa forma de divulgação para que as pessoas conheçam o teu serviço. Além disso, vale dizer que para abrir uma empresa de despachante é preciso passar por processos burocráticos - afinal, é uma empresa.

5

Você precisará formar uma equipe para trabalhar na sua empresa de despaches. Contrate um contador para os procedimentos burocráticos da própria empresa, três despachantes, um advogado para resolver os problemas legais dos clientes e dois office-boys para tratar das atividades mais práticas. É mais fácil quando, por exemplo, você já é advogado ou contador, podendo dispensar a contratação de um destes profissionais.

Se a empresa estiver a prosperar, você pode aumentar a equipe.

Veja também:

  • Quais os documentos necessários para abrir uma empresa
  • Como fazer um plano de negócios
  • Como escolher o nome para meu negócio
  • Como começar um negócio com pouco capital

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como trabalhar como despachante, recomendamos que entre na nossa categoria de Economia e Negócios.

Conselhos
  • Escolha bem a equipe para trabalhar no ramo negócio de despachantes. A equipe pode ser responsável por até 50% do lucro, logo, vale a pena montar uma equipe com profissionais qualificados.