Passaporte

Como tirar passaporte brasileiro

Vanessa Lopes
Por Vanessa Lopes. Atualizado: 18 novembro 2019
Como tirar passaporte brasileiro
Imagem: nandabalieiro.com.br

O passaporte é um documento de identificação emitido pela Polícia Federal. Este documento é necessário quando o cidadão brasileiro pretende viajar para fora do país. Na hora de tirar o passaporte brasileiro, tenha em atenção a documentação exigida, pois qualquer erro ou falta de documentação, pode implicar a não obtenção do passaporte. Continue lendo este artigo de umComo.com.br e saiba como tirar passaporte brasileiro.

Também lhe pode interessar: Perdi meu passaporte, o que fazer?
Passos a seguir:
1

Para tirar o passaporte brasileiro, deverá preencher o formulário eletrônico disponível no site da Polícia Federal. Neste formulário tem de preencher os seus dados pessoais, como nome, filiação, a data de nascimento, estado civil, nacionalidade, o local de nascimento e nomes anteriores, caso tenha mudado de nome. Também terá de preencher dados relativos ao documento de identidade, o CPF, a certidão, cartão de eleitor, título de eleitor, a sua situação militar e dados relativos ao seu passaporte anterior, caso tenha tido, informações sobre a sua profissão e o seu endereço. Por último, deverá escolher o local de atendimento desejado e clicar em "Enviar".

2

De seguida, será gerado um boleto (GRU) para o pagamento da taxa do passaporte comum de RS 156,07. Tenha em atenção pois este boleto tem uma validade de pagamento, normalmente 20 dias.

3

Também terá de fazer o agendamento da data em que se deslocará até a um posto da Polícia Federal, para recolher as suas impressões digitais, tirar uma foto e entregar os documentos necessários para tirar o passaporte brasileiro. Existem alguns postos da Polícia Federal que lhe permitem realizar o agendamento pela internet. Caso o posto que pretenda não lhe permitir realizar o agendamento online, terá de o fazer por contato telefônico.

4

Em seguida, deverá dirigir-se no dia e na hora agendada ao posto de atendimento escolhido, já com o boleto pago, o protocolo da solicitação e os seus documentos:

  • Cartão de identidade atualizado e em bom estado de conservação.
  • Caso tenha alterado o seu nome devido a casamento ou divórcio, deverá levar a certidão de casamento devidamente atualizada.
  • As crianças menores de 12 anos de idade podem apresentar a certidão de nascimento, em vez do documento de identidade.
  • Título de eleitor e comprovativo em como votou na última eleição.
  • Comprovativo de situação militar cumprida, para homens entre os 19 e os 45 anos de idade.
  • Certificado de naturalização.
  • Se já tiver um passaporte, deverá levá-lo, estando ou não válido.
  • Comprovativo bancário relativo ao pagamento da Guia de Recolhimento da União (GRU).
5

Após a entrega dos documentos, da recolha das impressões digitais e tirar a foto, o solicitante receberá um protocolo que terá a data de entrega do passaporte brasileiro. Normalmente, a entrega do passaporte é feito num máximo de seis dias úteis. Caso fique pronto, antes deste prazo, receberá um e-mail a notificá-lo.

Útil: Perdi meu passaporte, o que fazer?

6

Para levantar o seu passaporte brasileiro, terá de ir pessoalmente até ao posto de atendimento acompanhado pelo protocolo ou documento de identidade. Tenha em atenção, pois se não o for levantar num prazo de 90 dias, o passaporte será cancelado.

Leia também: Como conseguir Certificado de Dispensa Militar

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tirar passaporte brasileiro, recomendamos que entre na nossa categoria de Leis.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
A sua avaliação:
Marcelo Augusto de Assis Saldanha
Oi boa noite tudo bem dia
A sua avaliação:
Mateus Henrique Da Silva
Quero imprimir minha Reservista
A sua avaliação:
RICARDO Mendes dos Santos
Quero regularizar meu CPF
Imagem: nandabalieiro.com.br
Como tirar passaporte brasileiro