Como tirar CPF 'de menor' nos Correios

Como tirar CPF 'de menor' nos Correios

Desde 21 de novembro de 2017 a Certidão de Nascimento Brasileira já vem com o número do CPF da criança registrada. No entanto, antes disso acontecer o CPF infantil não era obrigatório para procedimentos como a declaração de Imposto de Renda para menor dependente de a partir de 8 anos, por exemplo. Existem várias maneiras de conseguir o CPF 'de menores de idade' e uma das mais fáceis é comparecendo a uma agência dos Correios. Para te ajudar com a burocracia, o umCOMO ensina neste artigo como tirar CPF 'de menor' nos correios e outras formas para conseguir este número.

Como fazer CPF de menor nos Correios

Tirar o CPF infantil nos correios é uma das maneiras mais simples, já que o requerimento pode ser feito em qualquer agência dos Correios. Para encontrar a agência mais próxima, consulte o sistema de localização de agências no site dos Correios.

Em 2018 a taxa de serviço para tirar CPF pelos Correios é de R$7,50.

Como tirar CPF infantil - Menores de 16 anos

Jovens ou crianças que tenham menos que 16 anos não precisam comparecer presencialmente para solicitar o CPF, mas é imprescindível que estejam representados por um dos pais ou tutores legalmente responsáveis (ou alguém com procuração registrada em cartório), junto aos seguintes documentos obrigatórios:

  • Documento de identificação da criança ou jovem (RG);
  • Documento de identificação do pai ou tutor que comprove o vínculo.

Cpf de menor nos correios para jovens entre 16 e 18 anos (incompletos)

  • Carteira de identidade;
  • Registro civil de nascimento;
  • Título de eleitor.

Procedimento para CPF de menores de idade nos correios

  1. Com os documentos reunidos, basta fazer a solicitação em um balcão de qualquer agência dos Correios, preencher todos os dados solicitados corretamente e pagar a taxa de serviço;
  2. O processo costuma ser rápido. Se tudo correr bem, te entregarão um comprovante. É importante conferir se todos os dados estão completos para evitar a interrupção ou cancelamento do processo posteriormente;
  3. Com as informações emitidas no comprovante você consegue acompanhar a solicitação do CPF através do site da Receita Federal.

Dica: para não perder a viagem, prefira tirar o CPF antes do RG, no caso das crianças, assim o documento de identidade já sai com o CPF impresso.

Como tirar CPF 'de menor' online

Pela internet, gratuitamente é possível tirar de menores de idade que tenham 16 e 17 anos (18 anos incompletos) que tenham Título de Eleitor Regular da seguinte maneira:

  1. Acesse o site da Receita Federal - Ministério da Fazenda na aba de inscrição da 1ª via do CPF ou faça o seguinte caminho: Página Inicial -> Orientação -> Tributária -> Cadastros -> Cadastro de Pessoas Físicas - CPF -> Serviços -> Inscrição 1ª via CPF
  2. Clique em online, no campo que indica 'Pessoas de 16 a 25 anos' que possuam Título de Eleitor Regular;
  3. Preencha o formulário com nome, data de nascimento, nome da mãe, título de eleitor e endereço;
  4. Clique em enviar;
  5. Se tudo correu bem, você receberá o número do CPF e um comprovante do procedimento.

É possível fazer CPF pelo celular?

A única maneira de fazer o CPF pelo celular é seguindo as instruções acima diretamente do seu celular.

Leia mais em: Como tirar o CPF pela internet

Outras instiuições para tirar fazer CPF de menor de idade presencialmente

Além dos Correios, a solicitação do CPF para menores de idade pode ser feita nas seguintes instituições credenciadas apresentando os mesmos documentos citados anteriormente:

  • Banco do Brasil;
  • Caixa Econômica Federal;
  • Ministério do Trabalho;
  • Itamaraty;
  • Poupatempo;
  • Embaixadas e Consulados brasileiros para quem vive fora do país.

Para saber qual a instituição mais próxima de de você que realiza serviços de CPF gratuitos, consulte a lista de entidades públicas conveniadas no site da Receita Federal.

Como tirar CPF 'de menor' no Poupatempo

Quem vive no Estado de São Paulo pode solicitar o CPF de menores de idade, entre 16 e 18 anos, através do sistema do Poupatempo. Basta comparecer à unidade mais próxima com os documentos já mencionados. Jovens até 25 anos podem utilizar o Poupatempo para tirar o CPF.

Procedimentos em que o CPF de menor é obrigatório

  • Declaração do Imposto de Renda com dependente menor a partir de 8 anos;
  • Abrir conta em bancos;
  • Investimentos em seu nome;
  • Planos de saúde.

Leia também: Como fazer a emancipação de menor de 18 anos

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tirar CPF 'de menor' nos Correios, recomendamos que entre na nossa categoria de Leis.

Bibliografia
  • http://www.correios.com/a-a-z/cpf-cadastro-de-pessoa-fisica