Como tirar atestado de antecedentes criminais pela Internet

Como tirar atestado de antecedentes criminais pela Internet

Ter as documentações é ordem é algo muito importante para que possamos exercer nossa cidadania. Para documentos mais usuais como RG (Registro Geral) ou CPF (Cadastro de Pessoa Física), tem-se muita informação e geralmente todos sabem como emiti-los em caso de vencimento ou perda, entretanto, alguns documentos menos frequentemente utilizados ainda causam problemas e confusão na hora de atualizá-los ou emiti-los pela primeira vez, como é o caso do atestado de antecedentes criminais. Se você precisa desse documento e quer saber como tirar atestado de antecedentes criminais pela Internet, explicamos neste artigo do umCOMO.

O que é o atestado de antecedentes criminais

O atestado de antecedentes criminais, por vezes chamado de ficha criminal, é um documento oficial emitido pelo Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt (IIRGD), responsabilidade da Secretaria da Segurança Pública. A função de tal documento é informar o histórico criminal do cidadão, fornecendo dados como cumprimento de pena e também de pendências com o Estado no exato momento de sua emissão.

Por informar o histórico criminal, o documento pode ser emitido por qualquer cidadão, ainda que sua função seja de provar a inexistência de antecedentes, ou seja, servindo como atestado de bons antecedentes. O documento é válido por 90 dias.

Como tirar atestado de antecedentes criminais pela Internet

Obtendo o atestado de antecedentes criminais federal

Para emitir o certificação de antecedentes criminais federal via Internet, é necessário acessar o site da Polícia Federal e realizar o pedido gratuitamente, sendo necessário apenas que o requerente informe os seguintes dados:

  • Nome completo;
  • Nome do pai;
  • Nome da mãe;
  • Nacionalidade;
  • Naturalidade;
  • Documento de identificação e órgão emissor;
  • Número e série do passaporte (se possuir);
  • Data de nascimento;
  • CPF.

Caso o pedido do documento esteja sendo feito por motivos oficiais, por por exemplo por um cidadão que passou em um concurso público e deseja assumir o cargo, é necessário realizar a validação do documento também no site da Polícia Federal.

Obtendo o atestado de antecedentes criminais estadual

O pedido de atestado de antecedentes criminais estadual também é muito simples de ser feito, entretanto, varia um pouco de estado para estado. No caso do estado de São Paulo, deve ser feito no site da Secretaria de Estado da Segurança Pública, para outros estados, basta procurar em um site de pesquisa "Atestado de antecedentes criminais" com a sigla do seu estado logo em seguida, por exemplo, para Minas Gerais, pesquise "Atestado de antecedentes criminais MG".

Assim que acessar o site, será necessário informar os seguintes dados:

  • Nome completo;
  • Número do RG e data de expedição;
  • Sexo;
  • Data de nascimento;
  • Nome do Pai;
  • Nome da Mãe.

Confirmando todos os dados exigidos, clique em "Pesquisar", então, você verá todas as informações com o histórico criminal.

A busca pelo histórico criminal de um cidadão é realizada de forma automática pelo sistema da Polícia Federal, entretanto, por vezes o sistema não consegue localizar algumas informações seja por atraso na atualização, seja por falha. Caso você não esteja conseguindo fazer o pedido da certidão de antecedentes criminais online, é possível realizar o pedido em uma unidade da Polícia Federal.

O recomendado é utilizar o Internet Explorer ou Firefox, outros navegadores poderão ser incompatíveis com os sites dos órgãos e não permitirão o acesso ao documento.

Como imprimir atestado de antecedentes criminais

Após a realização do pedido do documento, você verá o certificado e basta apenas pedir para imprimir, caso tenha uma impressora. Para realizar o pedido de impressão, basta acessar o histórico criminal nos site indicado e localizar o ícone que simboliza uma impressora e selecioná-lo.

Leitura complementar: Como saber se uma pessoa tem passagem pela polícia pela internet

Onde tirar atestado de antecedentes criminais

Caso você prefira emitir o certificado de antecedentes criminais federal pessoalmente, não se preocupe pois também é possível. Em caso de solicitação feita pessoalmente, é necessário que o requerente se locomova até um um posto de atendimento do órgão de identificação do estado, ou seja, um posto da Secretaria de Estado da Segurança Pública portando a Carteira de Identidade (RG) original e uma cópia.

Não há muitos segredos em como tirar antecedentes criminais e, ao contrário de quando se realiza o pedido do documento online, os antecedentes criminais (estadual) emitido pessoalmente já virá automaticamente validado, sem que seja necessário realizar outros procedimentos. A cobrança de taxa é possível mas varia de acordo com o estado no qual o pedido for realizado, sendo necessário confirmar o valor, caso houver.

Veja também: Como saber se uma pessoa morreu pela internet

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tirar atestado de antecedentes criminais pela Internet, recomendamos que entre na nossa categoria de Leis.